Autárquicas: CDU assinala melhoria das condições de trabalho na Câmara de Évora

Carlos Pinto de Sá, recandidata-se à Câmara de Évora e destacou recentemente, as melhorias das condições de trabalho na Câmara.

O candidato da CDU à presidência Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, assinalou, recentemente, a melhoria das condições de trabalho no município, com um investimento total de quase cinco milhões de euros em equipamentos e instalações.

“Investimos mais de dois milhões de euros, neste mandato, em equipamentos gerais e, em termos de instalações, também vamos investir na ordem dos dois milhões e meio a três milhões”, afirmou o cabeça de lista da coligação PCP/PEV.

Pinto de Sá deu como exemplo do investimento realizado as obras no edifício dos Paços do Concelho, que estão em curso, e noutros imóveis municipais, assim como a compra de máquinas e equipamentos.

O candidato da CDU, que falava à agência Lusa no final de uma ação de contacto com trabalhadores da autarquia, junto aos Paços do Concelho, considerou, no entanto, que o investimento feito nesta área “é insuficiente”.

“A situação a que se tinha chegado”, com a anterior gestão do PS, que perdeu o município para a CDU nas autárquicas de 2013, “era degradante e recuperar desse nível tão baixo é difícil”, salientou.

Segundo Pinto de Sá, que vai tentar um terceiro mandato nestas autárquicas, os veículos afetos à área da higiene e limpeza pública tinham, em 2013, uma “média de idades de 20 anos”.

O cabeça de lista da coligação PCP/PEV prometeu procurar “reforçar os investimentos”, mas avisou que, no próximo mandato, caso seja reeleito, “infelizmente não é possível ainda resolver tudo”.

Carlos Pinto de Sá referiu que, em 2013, com a entrada da gestão CDU, “houve uma rutura com a anterior política de desrespeito pelos trabalhadores” e passou a existir “uma particular atenção aos seus direitos”.

“Tínhamos trabalhadores que estavam à espera de poder passar para outras carreiras, porque, entretanto, estudaram, fizemos o levantamento” e, com a introdução de “regras gerais”, já “mais de 140” funcionários beneficiaram dessa progressão, adiantou.

Por outro lado, sublinhou, foram resolvidos os casos de precariedade de “mais de 50 trabalhadores” da câmara, que tinham contratos a prazo e que, através de concurso, ficaram com um “contrato mais seguro”.

O candidato notou ainda que a Câmara de Évora esteve ao lado dos trabalhadores na “luta pelas 35 horas” semanais de trabalho, assinou o “primeiro acordo coletivo de trabalho com o STAL” e foi das “primeiras do país a atribuir o Subsídio de Insalubridade e Risco”.

Nestas eleições, além de Carlos Pinto de Sá, estão na corrida à Câmara de Évora José Calixto (PS), Henrique Sim-Sim (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), Raul Rasga (BE), Florbela Fernandes (coligação formada por Nós, Cidadãos!/RIR) e Carlos Magno Magalhães (Chega).

Veja também:

Vírus Shamonda detetado em três explorações de bovinos no Alentejo. DGAV confirma casos em Odemira, Évora e Crato

O vírus Shamonda foi detetado em três explorações de bovinos no Alentejo, localizadas nos...

Das centrais solares aos parques eólicos: Diretor da Hyperion fala dos investimentos e dos seus impactos no Alentejo

Os investimentos em energias renováveis no Alentejo, os projetos em funcionamento e em desenvolvimento,...

PSP detém homem em Évora e apreende mais de 500 doses de droga

Um homem de 45 anos foi detido pela PSP em Évora, no dia 12...

Évora recebe exposição gratuita sobre as primeiras eleições livres de Portugal

A exposição "Haverá Eleições", dedicada às primeiras eleições livres em Portugal, inaugura na quinta-feira,...

Évora recebe Prémios de Boas Práticas de Voluntariado a 14 de outubro

A Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vai...

BE formaliza queixa-crime após tentativa de arrombamento da sede em Évora

O Bloco de Esquerda formalizou hoje uma queixa-crime na Polícia Judiciária (PJ) contra desconhecidos...

Investigadores da Universidade de Évora em ‘rankings’ internacionais

Os investigadores da Universidade de Évora (UÉ) Soumodip Sarkar, Marta Laranjo, Miguel Bastos Araújo...

Atleta eborense regressa ao pódio nacional de FootGolf na categoria +55

Pedro Brito, atleta eborense que representa o Grupo União Sport, conquistou o terceiro lugar...

Universidade de Évora estuda como tornar os rebanhos mais resilientes ao calor

Quando o calor aumenta, as ovelhas procuram sombra, reduzem a atividade e passam menos...