Autárquicas: Antigo autarca do PS concorre pelo Nós, Cidadãos! à Câmara de Crato

José Correia da Luz

O antigo presidente socialista da Câmara de Crato (Portalegre) José Correia da Luz candidata-se novamente àquele município, mas agora pelo Nós, Cidadãos!, nas eleições autárquicas de 26 de setembro, revelou hoje o próprio à agência Lusa.

Advogado de profissão, José Correia da Luz, de 74 anos, volta a concorrer à autarquia, como independente nas listas do Nós, Cidadãos!, depois de ter liderado esta câmara alentejana entre 1997 e 2009 e, depois, entre 2013 e 2017, sempre eleito pelo PS.

O candidato, que no atual mandato autárquico foi eleito vereador pelo PS no Município de Portalegre, explicou que volta a concorrer à Câmara de Crato porque a autarquia está a passar por uma “gestão torcionária”, de “perseguição às pessoas que não se curvam” ao “caciquismo presente”.

Para o candidato, natural da freguesia de Gáfete, no concelho de Crato, aquele território entrou também, em 2017, num “fortíssimo apagão” no que diz respeito ao desenvolvimento económico.

“Aquilo que vejo à volta do Crato e das pessoas do Crato é que elas não estão satisfeitas com a situação”, afiançou.

Considerando-se um “defensor” da construção da barragem do Pisão (Crato) e um “construtor” desse mesmo projeto de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos, José Correia da Luz acrescentou que entra na “corrida” eleitoral porque “um grande número” de residentes no concelho “pediu” que se candidatasse ao cargo.

A Câmara de Crato é liderada pelo socialista Joaquim Diogo, que já anunciou a recandidatura ao cargo, para procurar ser eleito para um segundo mandato consecutivo.

A lista do PSD é liderada pelo vereador sem pelouro no município Marco Mendonça, enquanto a CDU apresenta como candidata a politóloga Florinda Raposo e o partido Chega aposta no chefe da PSP aposentado António de Almeida Pinheiro.

O executivo municipal é composto por dois eleitos do PS, dois do PSD e um da CDU.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26 de setembro.