A Coligação Democrática Unitária (CDU) anunciou Luís Simão Duarte de Matos como candidato à presidência da Câmara Municipal de Mora nas eleições autárquicas de 2025.
Natural de Cabeção, onde nasceu a 30 de dezembro de 1966, Luís Simão é licenciado em Engenharia Agrícola e mestre em Engenharia do Solo e da Água. No seu percurso profissional destaca-se como professor de Matemática e técnico da Confederação Nacional da Agricultura. Exerceu ainda funções no Gabinete de Apoio à Presidência do município de Mora, foi vereador e vice-presidente entre 2001 e 2009 e presidente da autarquia entre 2009 e 2021.
O antigo autarca representou ainda a Associação Nacional de Municípios na Comissão Regional da Reserva Agrícola e presidiu ao Conselho de Administração da GESAMB. Atualmente é secretário intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Em comunicado, a CDU afirma que a candidatura de Luís Simão tem como objetivo recuperar a maioria no executivo municipal e «inverter o período de uma questionável governação da gestão PS», retomando o que designa como «o caminho do progresso e do desenvolvimento sustentado do concelho de Mora».
A coligação sublinha ainda que se apresenta como «um espaço de convergência» que reúne filiados do PCP, do Partido Ecologista “Os Verdes” e independentes, afirmando que o projeto que agora apresenta é «o que melhor serve os interesses da população».