O empresário José Tadeu Freitas, de 53 anos, vai ser o candidato do PSD à presidência da Câmara de Almodôvar, no distrito de Beja, nas eleições autárquicas do próximo ano, anunciou a Concelhia social-democrata em comunicado.
A candidatura de José Tadeu Freitas à autarquia alentejana, onde o atual presidente, o socialista António Bota, não se pode recandidatar devido à lei da limitação de mandatos, foi aprovada na terça-feira, em plenário de militantes.
“Ser candidato a presidente da câmara municipal da minha terra é motivo de grande orgulho, ainda mais por ver uma sala completamente cheia a aceitarem unanimemente a candidatura que apresentei”, disse hoje à agência Lusa José Tadeu Freitas.
O candidato acrescentou que, em caso de vitória nas eleições do próximo ano, irá definir como prioridade “a gestão do território, com vista a um bem-estar social”.
“Esse bem-estar só é possível com desenvolvimento económico, com sustentabilidade na área da habitação e também com novas empresas que possam vir a instalar-se neste município”, disse.
José Tadeu Freitas afirmou ainda que “quer mais” para Almodôvar.
“Quero desenvolvimento, quero apoio às pessoas, apoio às famílias, apoio na educação, apoio na saúde, e tudo isso é possível desde que seja feito um trabalho planeado e coordenado, coisa que não tem acontecido nos últimos tempos”, disse à Lusa.
O cabeça de lista do PSD considerou, também, que os três mandatos do PS na câmara municipal não foram positivos e levaram Almodôvar “a perder um conjunto de qualidades que tinha”.
“A nível de investimento efetivo temos muito pouco ou quase nenhum e o que temos são investimentos ligados a festas”, apontou.
José Tadeu Freitas reside em Almodôvar, é licenciado em Gestão, com bacharelato em Gestão de Empresas e um curso técnico em Agricultura.
Além de gerente de uma empresa sediada em Almodôvar, o candidato social-democrata é ainda técnico oficial de contas e presidente do Banco Alimentar de Beja.
Entre 2001 e 2019, foi diretor coordenador de Emergência na Cruz Vermelha Portuguesa, tendo tido responsabilidades na Delegação de Beja desta instituição.
Além de José Tadeu Freitas pelo PSD, já é oficial a candidatura de Ana Carmo, atual vice-presidente da autarquia, pelo PS.
Os socialistas lideram a Câmara de Almodôvar desde 2013, depois de terem estado na gestão do município entre 1976 e 2001.
Entre 2001 e 2013, a autarquia foi liderada pelo PSD.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2021, o PS conquistou quatro dos cinco mandatos no executivo da câmara municipal, com o PSD a eleger um vereador.