InícioÚltimasAutárquicas 2025: Ex-autarca João...

Autárquicas 2025: Ex-autarca João Rocha quer voltar a Serpa mas por movimento independente

O antigo autarca comunista João Rocha vai ser o cabeça de lista de um movimento independente à Câmara de Serpa, no distrito de Beja, a que presidiu durante mais de 30 anos, nas eleições autárquicas deste ano.

Em comunicado, o movimento independente “Fazer Serpa” anunciou que se vai apresentar às eleições neste concelho alentejano, um dos últimos ‘bastiões’ comunistas do Alentejo, e que João Rocha vai encabeçar a lista à câmara.

Segundo o movimento, trata-se de “um grupo de cidadãos de várias sensibilidades, independente e plural”.

“É uma equipa que conhece o concelho e o decisivo papel do poder local no processo de desenvolvimento” e que “quer ‘Fazer’ e acredita numa gestão de proximidade e participada, em ligação com as freguesias e valorizando os seus trabalhadores”, pode ler-se.

O movimento assumiu ainda que quer “resolver os problemas” e tem “uma enorme vontade de ‘Fazer’ acontecer, e onde o planeamento, o investimento e o apoio às empresas, a ligação à população e às suas organizações são as principais linhas de força”.

A agência Lusa tentou contactar hoje por telefone João Rocha, mas o candidato não esteve disponível para esclarecimentos, remetendo, por mensagem, declarações para um momento posterior.

Considerado um ‘dinossauro’ do poder local, João Rocha, de 74 anos, liderou municípios durante cerca de 37 anos, sempre em coligações lideradas pelo PCP, tendo presidido às câmaras de Serpa e de Beja.

Nascido em 06 de novembro de 1950, na aldeia de Perre, no concelho de Viana do Castelo, formou-se em Engenharia Mecânica de Produção no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Cumpriu o serviço militar na Guiné, onde estava, quando, após a revolução de 25 de Abril de 1974, se tornou militante do PCP.

Mudou-se para Serpa como professor, em 1976, e foi membro do conselho diretivo da Escola Secundária de Serpa até 1979, quando o PCP o convidou para se candidatar à presidência da câmara, pela Aliança Povo Unido (APU), nas autárquicas desse ano, as segundas depois do 25 de Abril.

A APU foi uma coligação que juntou PCP, Movimento Democrático Português – Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

João Rocha foi eleito presidente da Câmara de Serpa em 16 de dezembro de 1979. Sempre por coligações lideradas pelo PCP, primeiro a APU e depois a CDU, foi reeleito presidente deste município nas autárquicas realizadas entre 1982 e 2009.

Em outubro de 2012, quando cumpria o nono mandato consecutivo, suspendeu o cargo por razões pessoais e por não se poder recandidatar, devido à lei de limitação de mandatos.

Nas autárquicas de 2013, foi eleito presidente da Câmara de Beja, pela CDU, mas nas eleições seguintes, em 2017, o PS recuperou o município da capital de distrito, com Paulo Arsénio.

Esta é a quarta candidatura oficializada à Câmara de Serpa, depois de a CDU anunciar o antigo deputado João Dias, o Chega avançar com o atual presidente da Distrital de Beja do partido, o militar na reserva Mário Cavaco, e o PSD/CDS-PP escolherem a vereadora independente no município Ana Moisão (ex-Chega).

O executivo da câmara, atualmente liderado pelo comunista João Efigénio Palma, que apesar de cumprir o seu primeiro mandato não se recandidata ao cargo, é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um independente.

Serpa é o único município do distrito de Beja que teve sempre maiorias de coligações lideradas pelo PCP desde as primeiras eleições autárquicas, em 1976.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

Mais notícias

Despiste de camião seguido de incêndio corta estrada nacional em Serpa

O trânsito no troço da Estrada Nacional 385 (EN385) junto a Vila Verde de...

Municípios do Baixo Alentejo alertam para risco de perder 5,3M€ do PRR em obras de saúde

Os municípios de Castro Verde, Moura, Ourique e Serpa exigem ao Ministério da Saúde...

Serpa: CDU propõe maior articulação na calendarização dos eventos

A oposição da CDU no Município de Serpa (PS), distrito de Beja, propôs em...

GNR apanha trio de jovens em carroça a furtar fardos de palha em Serpa

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 20 anos e um menor,...

Suspeito de maus-tratos que causaram morte de bebé em Serpa desconhecia investigação

O homem detido na terça-feira, por suspeita de maus-tratos que resultaram na morte de...

Prisão preventiva para suspeito de maus-tratos a bebé de 3 meses que morreu em Serpa

O Tribunal de Serpa determinou a prisão preventiva do homem de 69 anos suspeito...

Homem detido pela PJ por suspeita de maus-tratos que causaram morte de bebé em Serpa

Um homem de 69 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), em Serpa, por...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...

Homem de 57 anos detido em Serpa por violência doméstica contra a mãe

Um homem de 57 anos foi detido, no dia 9 de julho, no concelho...