InícioÚltimasAutárquicas 2025: Candidato do...

Autárquicas 2025: Candidato do Chega à Câmara de Évora denuncia abandono e promete ouvir população

O cabeça de lista do Chega à Câmara de Évora, Ruben Miguéis, criticou o que considera ser “o estado de abandono” do concelho e prometeu estar próximo da população para resolver o que está mal.

Numa ação de campanha na freguesia de Canaviais, que fica a meia dúzia de quilómetros do centro de Évora, Ruben Miguéis, acompanhado pelo candidato do Chega a esta junta, João Badagola, e outros elementos do partido, percorreu ruas e entrou em cafés.

“Não tivemos nenhuma surpresa, porque em todas as freguesias é o mesmo problema: É a falta de limpeza e são as estradas em mau estado”, afirmou o candidato do Chega à presidência deste município nas eleições autárquicas do dia 12.

Enquanto a comitiva distribuía sacos de pano, camisolas, bonés e porta-chaves com o símbolo do partido a quem estava na esplanada do café da Casa do Povo de Canaviais, Ruben Miguéis ouvia com atenção as queixas de um morador.

“Estão a colocar entulho [num terreno] em frente à escola. É o local de descarga da câmara, mas a vista que as crianças têm da janela é o entulho”, relatou o morador Pedro Mão de Ferro, manifestando-se indignado com a situação.

Nas declarações à Lusa, o candidato do Chega considerou que este retrato que disse ser de “desleixo” é igual “em todo o lado” do concelho, atribuindo culpas à “herança da CDU”.

“Quem ganhar a câmara, a primeira coisa que tem que fazer é visitar as juntas de freguesia e andar nas ruas para saber os problemas que existem”, salientou.

Na passagem por uma das drogarias mais antigas do concelho, com mais de 40 anos de existência, a antiguidade da casa foi tema de conversa e, à saída, Ruben Miguéis deixou uma mensagem: “Temos que alimentar o comércio local”, vincou.

Aludindo às condições em que se encontram as estradas do concelho, o candidato admitiu que será difícil colocar “tapetes de alcatrão em todo o concelho”, devido às dificuldades financeiras do município.

“Mas, quando vimos um buraco aberto” ou quando é necessário fazer uma intervenção para, por exemplo, reparar uma rotura de água “temos que tapar o buraco e não pode ficar aberto meses e meses, porque é um desrespeito pelos eborenses”, sublinhou.

Ruben Miguéis realçou que, se for eleito presidente da câmara, quer “ouvir as pessoas” sobre os problemas do concelho para determinar junto dos serviços municipais a sua resolução com um prazo definido.

“Gerir a câmara é fácil, é ouvir a população. A população vive cá, está diariamente aqui e, agora, temos esse trabalho facilitado com as redes sociais e os telemóveis”, acrescentou.

Além de Ruben Miguéis, concorrem à Câmara de Évora João Oliveira, pela CDU, Carlos Zorrinho, pelo PS, Henrique Sim-Sim, pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, Florbela Fernandes, do Movimento Cuidar de Évora (MCE), Pedro Ferreira, do Bloco de Esquerda, e Fábio Cabaço, pela Iniciativa Liberal (IL).

O atual executivo municipal, liderado por Carlos Pinto de Sá (CDU), a cumprir o seu terceiro e último mandato, é composto por dois eleitos da CDU, dois do PS, dois do PSD e um do MCE, mas a mesa da assembleia municipal está nas mãos dos socialistas.

Mais notícias

Distritos de Beja, Évora e Portalegre somam 3.963 acidentes rodoviários desde o início do ano

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram 3.963 acidentes rodoviários entre o início...

Oficinas de têxtil para crianças decorrem em Évora de 24 a 28 de agosto

As oficinas de têxtil para crianças «Aventuras no Mundo do Têxtil – Pequenos Designers»...

Depósito ilegal de resíduos em Évora: Responsável identificado na Malagueira

Um caso de depósito ilegal de resíduos em Évora foi detetado pela Câmara Municipal...

Évora recebe exposição de pintura de Jerónima no âmbito da geminação com Chartres

A cidade de Évora vai receber, entre 26 de agosto e 24 de setembro,...

Fundação Eugénio de Almeida realiza workshop «Ser Voluntário» sobre voluntariado

A Fundação Eugénio de Almeida realizou mais uma edição do workshop «Ser Voluntário», uma...

PSP de Évora recupera cão furtado na Quinta do Conde duas semanas depois

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Évora recuperou, na quinta-feira, 13 de agosto,...

Évora acolhe Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural sobre territórios de baixa densidade

O Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural nos Territórios de Baixa Densidade realiza-se a 23...

Violência doméstica: Homem detido em Évora por maus-tratos à ex-companheira perante filho

Um homem de 44 anos foi detido pela PSP em Évora por alegada violência...

Rede de Ecopistas do Alentejo Central: Financiamento do Turismo de Portugal pode reduzir, mas projeto mantém-se

A candidatura da Rede de Ecopistas do Alentejo Central — Grande Rota do Montado...