Autárquicas 2021: Diretora do Centro de Ciência do Café é a candidata do PS à Câmara de Castelo de Vide

Cecilia Castelo de Vide

A diretora do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior (Portalegre), Cecília Oliveira, é a candidata do PS à Câmara de Castelo de Vide (PSD) nas eleições autárquicas deste ano, confirmou hoje a própria.

Cecília Oliveira, de 49 anos, explicou à agência Lusa que aceitou candidatar-se à Câmara de Castelo de Vide, também no distrito de Portalegre, porque considera que é “capaz” e tem “competência” para assumir o papel de presidente do município.

“A grande motivação é a de me sentir útil, numa terra onde sempre estive envolvida, quer em termos cívicos, quer em termos políticos. E só posso ser mais útil se estiver em lugares e em órgãos que sejam determinantes em termos de atuação pública”, acrescentou.

Militante do PS desde 1998, Cecília Oliveira é licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior e lidera no atual mandato autárquico a bancada dos socialistas na Assembleia Municipal de Castelo de Vide.

A candidata desempenhou ainda, entre 2007 e 2011, a função de chefe do gabinete do Governador Civil de Portalegre.

A Câmara de Castelo de Vide é liderada por António Pita, que está a cumprir o segundo mandato eleito pelo PSD, sendo o executivo municipal formado por três eleitos pelo PSD e dois pelo PS.

No distrito de Portalegre, com 15 concelhos, o PS lidera oito câmaras (Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sor, Crato, Nisa, Gavião e Sousel), seguindo-se o PSD, que preside a quatro (Arronches, Fronteira, Marvão e Castelo de Vide).

A CDU assegura a gestão de dois municípios (Avis e Monforte), enquanto a Câmara de Portalegre é a única do distrito liderada por um movimento independente, a Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).

As eleições autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas por lei realizam-se em setembro ou outubro.