Autárquicas 2021: CDU repete candidatura de Rui Fonseca à Câmara de Estremoz

CDU Estremoz

A CDU vai repetir a candidatura de Rui Fonseca à Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, nas eleições autárquicas deste ano, depois de já ter sido candidato em 2017.

Em comunicado, a coordenadora local da CDU anunciou hoje que o técnico de vendas, Rui Fonseca, de 34 anos, é o “primeiro candidato” à Câmara de Estremoz nas próximas eleições autárquicas.

Em declarações à agência Lusa, o candidato indicou que, “quando da discussão coletiva no espaço da CDU”, o seu nome foi novamente apontado para cabeça-de-lista à Câmara de Estremoz, ficou “naturalmente feliz e honrado“.

É com muita alegria e confiança que assumo esta tarefa. Confiança em mim e no meu trabalho, mas também na capacidade dos trabalhadores da autarquia e, sobretudo, no conjunto de mulheres e homens que compõem o coletivo CDU“, adiantou.

Segundo o candidato, a coligação tem “provas dadas” e “demonstrou” neste mandato que, “mesmo em minoria, todos os votos na CDU contam“, acrescentando que “os eleitos da CDU na assembleia municipal foram os mais ativos, os que realmente fiscalizaram e que fizeram proposta“.

Estremoz precisa de mais eleitos da CDU na assembleia municipal, mas também na câmara e nas freguesias“, realçou, adiantando que, “com a CDU, as freguesias não ficarão esquecidas, nem tão pouco subjugadas à câmara”.

Para nós não há fregueses de primeira e outros de segunda porque o executivo da junta não é da cor que nos agrada“, acrescentou.

Rui Rato Araújo Fonseca, militante do PCP, integra a Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, é presidente da direção da Associação Juvenil de Estremoz (AJES), sendo ainda treinador de basquetebol na escola desta modalidade da AJES e foi diretor técnico na Associação de Basquetebol do Alentejo, na qual exerceu em diversas épocas funções como selecionador regional.

A CDU indicou ainda que o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal é Noel Moreira, geólogo, de 33 anos.

Para o município de Estremoz foram também anunciadas as candidaturas de Jorge Canhoto (partido Nós, Cidadãos!), José Daniel Sadio (PS), João Paulo Borreicho (movimento independente Nova Esperança Para Estremoz – NEPE), José Carlos Salema (Movimento Independente por Estremoz – MiETZ) e José Poeiras (Chega).

O PSD também já tinha anunciado a candidatura de José Roquette, que entretanto desistiu por “motivos pessoais” e não foi ainda divulgado novo candidato.

O atual presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, eleito pelo Movimento Independente por Estremoz (MiETZ), que substituiu este mandato no cargo Luís Mourinha, já tinha revelado a sua intenção de não concorrer às próximas eleições autárquicas.

Francisco Ramos assumiu a liderança da câmara, em fevereiro de 2019, após a perda de mandato de Luís Mourinha, também eleito pelo MiETZ, condenado em tribunal pelo crime de prevaricação, devido ao alegado corte de um subsídio a uma associação do concelho.

O executivo municipal de Estremoz é constituído por quatro eleitos do MiETZ e três do PS.

As eleições autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas, por lei, realizam-se em setembro ou outubro.