Autarquia de Reguengos de Monsaraz cria gabinete de apoio para emigrantes

Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a implementação de um Gabinete de Apoio aos Emigrantes.

Este gabinete vai apoiar os cidadãos portugueses do concelho que estão emigrados, os que regressam a Portugal e os que pretendem iniciar um processo migratório.

A Autarquia explica que, “esta estrutura poderá ajudar e informar os cidadãos nas áreas social, jurídica, económica e empresarial, educação, emprego, formação profissional, entre outras.”

O Gabinete de Apoio aos Emigrantes de Reguengos de Monsaraz vai funcionar em articulação com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e “promoverá ações como a inserção profissional de pessoas que pretendam trabalhar no estrangeiro, através do programa “Informe-se antes de partir”, e de projetos de investimento no concelho e de desenvolvimento local, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora”, indica ainda a edilidade.

Ainda segundo a informação disponibilizada, este gabinete terá também ações de apoio a repatriações e a cidadãos nacionais detidos, condenados ou expulsos dos países de acolhimento, assim como de assistência aos seus familiares em território nacional. No âmbito do funcionamento desta estrutura haverá igualmente ações que apoiem, incentivem e acompanhem o retorno de emigrantes, facilitando a sua reintegração social e profissional no âmbito do “Programa Regressar”.