Autarquia de Portalegre homenageia José Régio colocando uma estátua no centro da cidade

José Régio

A Câmara Municipal de Portalegre vai, esta terça-feira, homenagear uma das mais emblemáticas personalidades ligadas à cidade, José Régio.

Assim, passados 51 anos após a “morte” de José Régio (1901 – 1969), a Câmara Municipal de Portalegre irá colocar uma escultura figurativa não realista, alusiva ao poeta, na Praça da República, entre a sua Casa e o Liceu, espaço emblemático da cidade e ligado ao então percurso diário do poeta.

A peça, da autoria da escultora Maria Leal da Costa e José Luís Hinchado Morales, tem como objetivo a evocar o cinquentenário da morte de Régio, evocada conjuntamente pelas Câmaras Municipais de Vila do Conde, Coimbra e Portalegre, assim como pelas respetivas Direções Regionais, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro de Estudos Regianos, ao longo dos anos 2019 e 2020.

Devido à atual situação pandémica não foi possível, à Câmara Municipal de Portalegre, desenvolver a maior parte das atividades previstas, mas prevê-se retomar a efeméride assim que possível, para evocar José Régio, uma das grandes figuras da cultura portuguesa de todos os tempos. Poeta, dramaturgo, romancista, contista, crítico, editor, colecionador, foi autor de uma vasta obra que marcou profundamente o séc. XX.