InícioAlentejoAlentejo CentralAutarquia de Mora cria...

Autarquia de Mora cria Gabinete do Munícipe para que as pessoas “não andem de departamento em departamento”

A Câmara de Mora criou um Gabinete do Munícipe como ponto de entrada no atendimento, com o objetivo de orientar cidadãos entre serviços.

A Câmara Municipal de Mora criou um Gabinete do Munícipe que passa a funcionar como ponto de entrada no atendimento presencial, com o objetivo de orientar os cidadãos e evitar deslocações entre diferentes serviços municipais.

Instalado nos Paços do Concelho, o espaço assegura o primeiro contacto com quem se dirige à autarquia, encaminhando cada situação para os serviços competentes ou, sempre que possível, dando resposta imediata.

Porta de entrada para os serviços municipais

“O que pretendemos é receber bem as pessoas e criar condições para que sejam melhor atendidas”, afirmou o presidente da Câmara, Luís Simão, em declarações ao jornal ODigital.pt.

O autarca explica que o gabinete conta com dois funcionários em permanência, responsáveis por acolher os munícipes, perceber as suas necessidades e encaminhá-los de forma mais direta.

A intenção, acrescenta, é evitar que os cidadãos “andem de departamento em departamento” sem conseguirem resolver os seus assuntos .

Respostas mais rápidas com triagem inicial

Segundo Luís Simão, a criação deste ponto de atendimento permite também acelerar a resposta a vários pedidos.

Em alguns casos, as situações podem ser tratadas no próprio momento; noutras, o encaminhamento é feito de forma mais célere para os serviços responsáveis .

Atendimento presencial continua a ser prioridade

O modelo aposta no contacto direto, numa altura em que muitos serviços têm vindo a reforçar a componente digital.

O presidente da autarquia admite que nem todos os cidadãos conseguem utilizar esses meios, defendendo a importância de manter um atendimento personalizado e acessível .

Investimento reduzido e sem novas contratações

A criação do gabinete resultou de uma reorganização interna, com um investimento considerado reduzido.

“Não estamos a falar de montantes substanciais”, referiu Luís Simão, sublinhando que o espaço foi desenvolvido com recurso a trabalhadores da própria autarquia, sem necessidade de novas contratações .

Encaminhamento para freguesias quando necessário

Sempre que os assuntos não sejam da competência da Câmara, os munícipes poderão ser orientados para as respetivas juntas de freguesia.

O gabinete não substitui esses serviços, funcionando antes como ponto de apoio e encaminhamento.

Mais notícias

“Se tocar numa pessoa, já está ganho”: Albano Jerónimo leva “Revelação” à Sé de Évora

O ator Albano Jerónimo apresenta este sábado, 18 de julho, na Sé de Évora,...

Universidade de Évora vai avançar com candidatura à Orquestra Regional do Alentejo

A Universidade de Évora vai avançar com uma candidatura ao concurso para a constituição...

Évora_27 desafia os 47 municípios a unirem-se em torno da Orquestra Regional do Alentejo

A presidente da Associação Évora_27, Maria do Céu Ramos, afirmou esta sexta-feira que a...

Ministra diz que Orquestra Regional do Alentejo vai preencher uma “lacuna” e criar emprego qualificado (c/fotos)

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, afirmou esta sexta-feira, em...

Pré-candidato à AF de Évora quer nova divisão, mais jogos na AFE TV e apoio aos clubes nas provas nacionais

Luís Francisco, pré-candidato à presidência da Associação de Futebol de Évora (AFE), pretende criar...

Fisco suspeita de faturas falsas nas plataformas digitais e quer reforçar controlos

A administração tributária quer reforçar os controlos sobre o funcionamento das plataformas digitais, por...

Santa Casa de Borba leva pintainhos à escola para “formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro”

A Creche e Jardim de Infância D. Ana Angélica Silveira, da Santa Casa da...

Da Sé ao Salão Central: a viagem artística que promete marcar Évora este sábado

A Sé de Évora e o Salão Central Eborense recebem este sábado, 18 de...

Grupo Pró-Évora alerta que novas zonas para centrais solares podem alterar “radicalmente” a paisagem de Évora

O Grupo Pró-Évora considera que a eventual classificação da zona norte do concelho de...