Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
Pub

Autarca PS inicia presidência rotativa da comunidade do Alentejo Central

- Publicidade -
- Publicidade -

O presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias (PS), foi eleito hoje presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) para um mandato de 16 meses, cabendo a autarcas PSD e CDU a liderança por igual período.

Em comunicado enviado, a CIMAC indicou que o seu conselho intermunicipal, composto pelos 14 presidentes de câmara do distrito de Évora, decidiu-se por “um regime de presidência tripartida”.

A decisão, que foi tomada esta tarde em reunião extraordinária do conselho intermunicipal da CIMAC, “permitirá, no decorrer deste mandato [de quatro anos], uma alternância entre o PS, a CDU e o PSD”, adiantou.

Segundo a CIMAC, esta solução resultou de “um acordo entre as três forças políticas”, pois foi “consensual a importância do desenvolvimento de um trabalho conjunto em prol de uma maior representatividade política do Alentejo Central”.

Esta comunidade intermunicipal vai ser liderada pelo presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias (PS), até 31 de janeiro de 2023, com os autarcas de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), e de Mourão, João Fortes (PSD), nas vice-presidências.

Uma nova votação para a presidência do conselho intermunicipal da CIMAC realizar-se-á a cada 16 meses, acrescentou.

Nas últimas eleições autárquicas, o PS manteve o maior número de câmaras, seis, enquanto os partidos de centro direita, que não tinham qualquer município, conquistaram quatro, a CDU ficou reduzida a três e movimentos independentes ficaram só com uma.

A CIMAC abrange os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Vila Viçosa: Alegria e emoção no encontro das crianças com Nossa Senhora (c/vídeo)

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, acolheu, esta sexta-feira, um momento especial e que antecede as celebrações da Solenidade da...

Presidente da CAP diz que agricultores ainda não receberam “um euro” de ajudas pela seca

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) lamentou hoje que, no final do ano, o setor ainda não tenha recebido “um euro”...