InícioÚltimasAutarca de Reguengos de...

Autarca de Reguengos de Monsaraz faz balanço e revela as metas para o futuro do concelho

O jornal «ODigital» publicará, esta segunda-feira, uma entrevista com a presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, onde são abordadas questões centrais sobre o mandato e as metas para o futuro do concelho.

Numa conversa franca, Marta Prates revela os desafios financeiros enfrentados no início da sua gestão e as medidas «rigorosas» implementadas para equilibrar as contas municipais, afirmando que «a situação financeira era absolutamente caótica», com uma dívida que «ultrapassava os 21 milhões de euros». Este controlo orçamental, assegura Prates, foi essencial para retomar a estabilidade económica do município e permitir novos investimentos.

Outro ponto em destaque é o processo de descentralização de competências, como Saúde, Educação e Ação Social, cujas responsabilidades a autarquia assumiu recentemente. Na área da saúde, a presidente explica os esforços para atrair médicos ao concelho, referindo que «não ficámos de braços cruzados e criámos incentivos, incluindo a atribuição de habitação e subsídios de deslocação», o que, segundo Prates, permitiu praticamente «cobrir a totalidade da população com médico de família».

No setor da habitação, Prates realça a criação de lotes a custos controlados e a reabilitação de edifícios devolutos para alargar a oferta habitacional, visando fixar jovens e novos residentes. «Com a construção de habitação acessível, queremos assegurar que as pessoas possam viver dignamente em Reguengos de Monsaraz», refere, destacando ainda a importância de «não beneficiar sempre os mesmos» e de ir ao encontro das necessidades de uma população diversificada.

Outro tema abordado na entrevista é a política de proximidade adotada pela autarquia, onde Marta Prates destaca o programa «Presidência Mais Próxima», que promove o contacto regular com as comunidades, quer nas freguesias quer nas associações locais. «Um presidente de câmara tem de estar com as pessoas e conhecer as suas necessidades; para isso, é fundamental sair do gabinete», salienta.

Em termos de infraestruturas, Prates sublinha o projeto da nova via pedonal que ligará diversos pontos da cidade, promovendo a mobilidade e a sustentabilidade urbanas. «Este projeto vai revitalizar o espaço público e facilitar a circulação, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida», explica. A requalificação urbana será também potenciada por novos espaços de lazer e comércio local, promovendo o turismo e a valorização do património histórico e cultural do concelho.

A entrevista completa estará disponível esta segunda-feira, dando a conhecer uma visão detalhada das políticas, dos desafios e das ambições que definem o presente e o futuro de Reguengos de Monsaraz sob a liderança de Marta Prates.

Mais notícias

Regulamento da Polícia Municipal de Odemira aprovado pelos órgãos autárquicos

O regulamento para a criação da Polícia Municipal de Odemira já foi “aprovado em...

Gala do Cante encerra Monsaraz Museu Aberto no último dia da bienal

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto termina este domingo, 19 de julho,...

Carmina Burana encerra programa de 18 de julho do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este sábado, 18 de julho,...

Paisagem, cante, cinema e flamenco marcam dia 17 do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta sexta-feira, 17 de julho,...

A Garota Não atua no sexto dia do Monsaraz Museu Aberto

A Garota Não é o principal nome do programa desta quinta-feira, 16 de julho,...

Kajó Soares fecha quinto dia do Monsaraz Museu Aberto com concerto na Arena do Castelo

Kajó Soares é o nome em destaque no programa desta quarta-feira, 15 de julho,...

Pedro Jóia leva concerto instrumental ao quarto dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta terça-feira, 14 de julho,...

Cultura, território e música cigana marcam terceiro dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta segunda-feira, 13 de julho,...

Teatro, dança e circo marcam segundo dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este domingo, 12 de julho,...