InícioAlentejoAlentejo CentralAutarca de Évora destaca...

Autarca de Évora destaca 2026 como “ano de aquecimento” para Capital Europeia da Cultura

Carlos Zorrinho afirma que programação de 2026 prepara Évora para 2027 e destaca impacto no território.

A programação da Capital Europeia da Cultura Évora_27 para 2026 deve ser entendida como parte de um processo mais amplo, que envolve não apenas os projetos agora apresentados, mas também o conjunto de iniciativas culturais do território, defende o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho.

Em declarações à margem da apresentação, o autarca enquadrou o programa como uma etapa de preparação para 2027, sublinhando que o impacto da iniciativa resulta da articulação entre diferentes agentes culturais e institucionais. «Este programa é aquilo que foi anunciado. É um programa de preparação, de aquecimento, com espetáculos, com linguagens especiais, com muita formação de pessoas», afirmou.

Um percurso que se constrói até 2027

Para Carlos Zorrinho, a programação não deve ser analisada de forma isolada, mas como parte de um caminho que se constrói de forma gradual. O autarca recorre à própria matriz conceptual da candidatura para descrever esse processo: «É verdadeiramente um caminho que se vai fazendo, caminhando com vagar, com consciência».

A ideia de “aquecimento” surge como uma forma de preparar o território, os agentes culturais e os públicos para o momento central de 2027, evitando uma lógica de evento pontual desligado do contexto local.

Programação alargada a todo o território

O presidente da Câmara destacou que o programa apresentado integra-se numa oferta cultural mais ampla, que inclui o trabalho das associações, dos artistas locais e da própria autarquia.

«O Programa Cultural para Évora 2026 não é este», afirmou, acrescentando que deve ser somado «a tudo aquilo que as associações em Évora vão fazer […] e também a programação que a Câmara vai fazer».

Neste sentido, Zorrinho defende que o impacto da Capital Europeia da Cultura resulta da interação entre diferentes iniciativas, num efeito de reforço mútuo. «Tudo isso é importante e isto é aquilo que soma e, somando a tudo isso, faz a diferença», sublinhou.

Formação e capacitação como legado

Um dos aspetos mais valorizados pelo autarca é a aposta em ações de formação, nomeadamente workshops dirigidos a artistas e agentes culturais.

Segundo explicou, estas iniciativas são determinantes para garantir um impacto duradouro para além de 2027. «Se só se trouxessem espetáculos e não se fizesse a preparação […] depois apagavam-se as luzes, ficava tudo igual. Não, não vai ficar tudo igual», afirmou.

A formação é, assim, entendida como um instrumento para reforçar a capacidade cultural do território no longo prazo.

Évora como capital europeia do Sul

Carlos Zorrinho destacou ainda a dimensão internacional da programação, que inclui artistas de vários países europeus, enquadrando-a numa visão mais ampla para a cidade.

O autarca tem defendido a afirmação de Évora como uma “capital europeia do Sul”, sublinhando a ligação a outras culturas do espaço mediterrânico. «É verdadeiramente isso que isto significa», referiu, ao destacar a presença de artistas de diferentes geografias europeias.

Um efeito de arrastamento no território

Para o presidente da Câmara, a programação agora apresentada deverá ter um efeito mobilizador sobre todo o tecido cultural da região.

Zorrinho considera que as iniciativas previstas irão estimular outras dinâmicas culturais, tanto em Évora como nos restantes concelhos do Alentejo Central. «Tudo o resto vai ser puxado por isto. E tudo o resto vai puxar por isto», afirmou.

Neste enquadramento, 2026 surge como um ano de preparação e articulação, que antecede a afirmação de Évora enquanto Capital Europeia da Cultura, num processo que o autarca entende como coletivo e progressivo.

Mais notícias

Teatro, dança e circo marcam segundo dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este domingo, 12 de julho,...

Feira de S. Boaventura leva folclore e Ana Arrebentinha a Arraiolos no domingo

A Feira de S. Boaventura continua este domingo, 12 de julho, em Arraiolos, com...

Fernando Daniel encerra este domingo a XV Feira das Atividades Económicas de Arronches

A XV Feira das Atividades Económicas (FAE) de Arronches chega este domingo, 12 de...

Monsaraz transforma-se num museu aberto: “Daqui podemos olhar para o céu e sonhar” (c/fotos)

A vila de Monsaraz voltou este sábado, 11 de julho, a transformar-se num espaço...

Universidade de Évora promove concerto solidário de flamenco para apoiar estudantes

A Universidade de Évora promove, no próximo domingo, 12 de julho, um concerto solidário...

Monsaraz Museu Aberto arranca com Edmundo Inácio e Switchdance

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto começa este sábado, 11 de julho, com...

Daniela Mercury é o grande destaque deste sábado na FAE de Arronches

A XV Feira das Atividades Económicas de Arronches prossegue este sábado, 11 de julho,...

Marvão: Feira do Livro de regresso ao Salão Nobre dos Paços do Concelho

A Câmara de Marvão, no distrito de Portalegre, vai promover a partir de quarta-feira...

Elvas: Forte da Graça acolhe exposição de desenhos de José Pimenta

O Forte da Graça em Elvas, no distrito de Portalegre, tem patente ao público...