InícioReportagensAutarca de Borba defende...

Autarca de Borba defende certificação do Queijo de Rio de Moinhos para proteger a sua tradição (c/fotos)

A freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, acolheu esta sexta-feira a abertura da Feira do Queijo, um evento que reúne cerca de 25 expositores, com destaque para os produtores locais de queijo. O certame, que decorre até domingo no polidesportivo da aldeia, é uma vitrine para a produção de qualidade e para os sabores tradicionais da região.

A produção de queijo de Borba, um dos pilares da economia local, ocupou um lugar central na feira, que visa não apenas promover o queijo, mas também destacar os demais produtos regionais de excelência. A câmara municipal de Borba sublinhou que Rio de Moinhos é um dos maiores centros de produção de queijo no concelho, com cerca de 15 queijarias familiares que continuam a preservar métodos de fabrico tradicionais.

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, destacou a qualidade do queijo produzido na região e a importância do evento para valorizar a produção local. Em declarações à imprensa, o autarca afirmou que “mais importante que o número de expositores é a qualidade daquilo que estão a apresentar, queijos de muita qualidade, especialmente da freguesia de Rio de Moinhos”. Segundo o presidente, este evento serve para “promover a freguesia e, acima de tudo, o concelho de Borba”, através dos seus produtos característicos.

A certificação do queijo de Rio de Moinhos também foi abordada por António Anselmo, que afirmou que embora a produção já tenha um reconhecimento pela sua qualidade, a certificação seria um passo importante para garantir a sua autenticidade e valorização. “A comercialização em relação à certificação é um processo importante, mas o mais essencial é que o queijo de Rio de Moinhos já é reconhecido pelos consumidores pela sua qualidade artesanal”, disse. O presidente sublinhou que este queijo é amplamente consumido em todo o país e também em Espanha, tendo já alcançado uma notoriedade significativa. “Se o tempo estiver bom, vão ver muitos visitantes, especialmente de Espanha, a levar queijos e produtos de Borba”, acrescentou.

João Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, também fez questão de destacar a relevância económica da indústria queijeira na região. “Esta feira só existe porque a nossa indústria queijeira tem uma enorme relevância económica na nossa região e em especial no nosso concelho. É uma homenagem ao esforço e dedicação destes homens e mulheres que todos os dias lutam pelo sucesso de uma tradição local”, afirmou. Segundo o autarca, os frutos deste trabalho são “notáveis” e visíveis em produtos como os queijos, enchidos, azeite e vinhos, que destacam a qualidade endógena da região.

João Lopes sublinhou também a responsabilidade das entidades públicas em apoiar a produção local. “As entidades públicas têm a responsabilidade acrescida de apoiar e garantir as condições adequadas que permitam aos produtores desenvolver os seus negócios, através da sua promoção e divulgação externa”, afirmou, acrescentando que a Junta de Freguesia tem investido no melhoramento da infraestrutura local, como o Mercado Municipal de Rio de Moinhos, para apoiar os produtores.

O evento também tem como objetivo promover outros produtos regionais, como vinhos, enchidos, azeite, pão, doçaria e artesanato. A Feira do Queijo integra-se na programação da Cidade do Vinho 2025, uma iniciativa dos municípios de Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal, que visa a promoção dos vinhos da região da Serra d’Ossa. Durante o evento, um ‘stand’ da Cidade do Vinho oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer e degustar os vinhos de produtores locais.

A animação da feira é variada e inclui várias atrações musicais, como as atuações de Os Cantadores, na sexta-feira, às 22:30, e Micaela, no sábado, às 21:30, além de um Arraial Académico no domingo, com Mário Moita e os Seistetos, às 15:30. O evento conta ainda com dois momentos de cante, um na tarde de sexta-feira e outro no sábado, durante a iniciativa “Fazer as 11”, que envolverá a participação de grupos locais.

Além disso, o programa inclui animação de rua, apresentações de grupos de folclore e dança, DJ, provas de produtos regionais e uma variada oferta gastronómica, fazendo da Feira do Queijo um evento de grande envolvimento cultural e gastronómico.

Organizada pela Câmara Municipal de Borba e pela Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, a feira celebra a Páscoa e as tradições alentejanas, contribuindo para a promoção da identidade regional e para o fortalecimento da economia local.

Fique de seguida com as imagens da inauguração:

Mais notícias

Presidente da Câmara de Borba diz que falta “o envelope financeiro” para avançar nas pedreiras críticas

O presidente da Câmara Municipal de Borba, Pedro Esteves, afirmou que falta definir o...

Nova ligação Borba–Vila Viçosa “tem de estar em cima da mesa”, mas intervenção na antiga estrada está condicionada

Uma nova ligação rodoviária entre Borba e Vila Viçosa “tem de estar em cima...

EDM prevê lançar estudos em pedreira de Estremoz e prepara intervenção “musculada” em Borba

A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) prevê lançar esta semana um procedimento para concluir...

Despiste de camião faz um ferido grave na Estrada Nacional 4 em Borba

O condutor do camião que se despistou hoje de manhã na Estrada Nacional 4...

Borba: Fundação UNITATE abre pré-inscrições para nova resposta de Habitação Colaborativa e Comunitária

A Fundação UNITATE abriu as pré-inscrições para as Residências São Joaquim e Santa Ana,...

Veículo pesado de mercadorias despista-se na EN4 em Borba

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se hoje de manhã na Estrada Nacional 4 (EN4)...

Câmara de Borba oferece cadernos de atividades aos alunos do ensino básico no ano letivo 2026/2027

A Câmara Municipal de Borba vai oferecer os cadernos de atividades a todos os...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...

UNITATE vai criar cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa “onde se toma café, mas também se pertence”

A Fundação UNITATE vai criar dois cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa, num...