InícioÚltimasAtenção vêm aí as...

Atenção vêm aí as poeiras do Norte de África. Qualidade do ar vai diminuir

Uma massa de ar proveniente dos desertos do norte África deve atravessar Portugal continental na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda “cuidados redobrados” à população mais sensível como crianças e idosos.

“Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando as regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, adiantou a DGS em comunicado.

Segundo a direção-geral, esta massa de ar transporta poeiras em suspensão, estando previsto que atravesse Portugal continental na terça-feira com partículas inaláveis que têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível – crianças e idosos – “cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.

A DGS recomenda que a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Já as crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, como a asma, e doentes cardiovasculares, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, devem também permanecer no interior dos edifícios, preferencialmente com as janelas fechadas, sempre que isso for viável, salientou o comunicado.

A DGS adianta ainda que os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e, em caso de agravamento de sintomas, contactar a Linha Saúde 24 ou recorrer a um serviço de saúde.

Mais notícias

Alentejo termina primeiro semestre de 2026 com quase 95 mil utentes sem médico de família

O Alentejo terminou o primeiro semestre de 2026 com 94.908 utentes sem médico de...

Eclipse total do Sol vai transformar o dia em noite em Portugal a 12 de agosto

Portugal vai assistir, a 12 de agosto, a um eclipse total do Sol. Durante...

Associação aponta que falta de profissionais limita hemodiálise no Alentejo e leva doentes a cancelar férias

A falta de profissionais de saúde especializados está a reduzir a capacidade de resposta...

ULS do Alentejo Central cria três núcleos de enfermeiros especialistas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) avançou com a criação de...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Rastreio gratuito do cancro da mama decorre em Monforte entre 22 e 29 de julho

O rastreio gratuito do cancro da mama vai continuar no concelho de Monforte, entre...

Lista de espera para cuidados continuados no Alentejo recua no final do primeiro semestre

A lista de espera para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Alentejo...

CIMAA participa em conferência sobre compromissos para a saúde em Portalegre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participa, na próxima terça-feira, 7 de julho,...

Hospital do Litoral Alentejano realiza primeira ressonância magnética

O Hospital do Litoral Alentejano realizou, no dia 23 de junho, o primeiro exame...