Terça-feira, Abril 16, 2024

Associação ZERO pedro ao governo que declare “estado de emergência climática”

- Pub -

A Associação ambientalista ZERO veio a público, este fim-de-semana, pedir que Governo declare “estado de emergência climática”.

O pedido surge na sequência do pedido ontem efetuado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, “para declararem estado de emergência climática nos seus países até que se atinja a neutralidade nas emissões de dióxido de carbono.”, o que já aconteceu em 38 países.

Neste sentido, e considerando que a Assembleia da República através da Resolução nº 125/2019, publicada a 29 de julho, refere a aprovação a 5 de julho de 2019 POR UNANIMIDADE no Parlamento da recomendação ao Governo para declarar o estado de “emergência climática”, a ZERO espera que esta intenção venha agora a concretizar-se.

A ZERO reconhece o esforço do Governo relativamente a um conjunto de políticas tendentes à neutralidade climática por agora prevista para 2050, mas considera que a par de uma Lei do Clima cuja discussão se deverá iniciar nas próximas semanas na Assembleia da República, a declaração do estado de “emergência climática” pelo Governo, deve fazer-nos lembrar que, apesar da grande crise atual de saúde pública, a maior ameaça deste século com custos dramáticos para todos os portugueses e para toda a humanidade e o planeta, em particular para as próximas gerações, são as alterações climáticas.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Évora: Estendal solidário oferece roupa ou sapatos a quem precisar

Peças de vestuário ou sapatos são alguns dos artigos que se encontram num estendal colocado, até quarta-feira, no Jardim...