Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
Pub

Assembleia Municipal de Castro Verde aprova desagregação de união de freguesias

- Publicidade -
- Publicidade -

A Assembleia Municipal de Castro Verde (Beja) aprovou, “por unanimidade e aclamação”, um parecer que defende a desagregação da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, revelou o presidente do município à agência Lusa.

De acordo com o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito (PS), a decisão foi tomada na terça-feira, no decorrer de uma assembleia municipal ordinária.

Esta tomada de posição já tinha sido também aprovada “por unanimidade e aclamação” numa reunião da assembleia de freguesia da União de Freguesias de Castro Verde e Casével e numa reunião do executivo municipal.

“Casével é uma freguesia histórica, com um legado importante do ponto de vista patrimonial, tem uma identidade muito forte e quando foi feita esta união de freguesias foi um bocadinho surpreendente”, recordou o autarca.

De acordo com o presidente da Câmara de Castro Verde, a denominada “Lei Relvas”, implementada em 2012/2013 pelo Governo então liderado por PSD/CDS-PP, conduziu à criação de um conjunto de uniões de freguesia no país, foi uma lei “injusta” e que seguiu “caminhos errados”.

O autarca explicou ainda que já foram cumpridas “todas as etapas” para que se proceda à desagregação da união de freguesias, seguindo agora o parecer para a Assembleia da República.

“Esta foi uma lei precipitada, feita com rega e esquadro, sem um princípio no sentido de olhar para a especificidade de cada território, para a importância que tem cada território e para a importância que tem uma junta de freguesia naquilo que representa na proximidade junto das populações”, acrescentou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Alvito acolhe a exposição “Arquivos, Uma Memória Viva”

A exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” será inaugurada esta terça-feira, dia 07 de Fevereiro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Luís de Camões, em Alvito...

Estremoz: 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO

O 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO vai decorrer esta sexta-feira, a partir das 09:00, no Teatro Bernardim Ribeiro,...