InícioAlentejoAlentejo LitoralAssembleia da República recomenda...

Assembleia da República recomenda revisão das tarifas e da concessão da travessia Setúbal-Tróia

Resolução defende renegociação do contrato da Atlantic Ferries e avaliação de um modelo aberto à concorrência.

A Assembleia da República aprovou uma resolução que recomenda ao Governo a revisão do contrato de concessão da travessia fluvial entre Setúbal e Tróia, incluindo alterações às tarifas praticadas e a avaliação de um modelo aberto à concorrência.

A Resolução da Assembleia da República n.º 119/2026, publicada esta terça-feira em Diário da República, surge num contexto de debate sobre os preços aplicados na ligação fluvial explorada pela Atlantic Ferries e após recomendações emitidas pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

No diploma, os deputados recomendam ao Governo que desenvolva medidas, junto da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e da concessionária Atlantic Ferries, para aumentar a utilização do transporte público na travessia do Sado.

O Parlamento defende ainda que o Executivo considere as recomendações constantes do parecer n.º 39/AMT/2024 da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, nomeadamente a revisão das cláusulas do contrato de concessão e a inclusão de mecanismos de fixação ou correção tarifária.

A resolução recomenda também que o contrato seja avaliado “à luz do enquadramento legal atual”, privilegiando um “procedimento aberto” baseado no princípio da concorrência.

A formulação deixa em aberto a possibilidade de um futuro concurso público para a exploração da ligação fluvial entre Setúbal e Tróia.

Parecer da AMT motivou discussão sobre o modelo atual

O parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, divulgado publicamente no início de 2025, identificou várias limitações no atual modelo de concessão.

Segundo a entidade reguladora, o contrato celebrado em 2005 entre a APSS e a Atlantic Ferries não prevê compensações por obrigações de serviço público e atribui à concessionária a definição tarifária da travessia.

A AMT recomendou, por isso, a renegociação do contrato e a revisão das condições tarifárias aplicadas aos passageiros e veículos.

Entre as propostas apresentadas pela autoridade reguladora está também a possibilidade de integração da travessia Setúbal-Tróia no sistema Navegante.

A medida permitiria reduzir custos para residentes e trabalhadores que utilizam regularmente a ligação fluvial, embora pudesse implicar compensações financeiras ao operador.

Tarifas estiveram no centro da contestação

O tema ganhou maior visibilidade após as atualizações tarifárias aplicadas pela Atlantic Ferries no início de 2025.

Os aumentos dos preços das viagens e dos passes mensais motivaram críticas de utilizadores, autarcas e partidos políticos da região de Setúbal, sobretudo devido ao impacto nos residentes e trabalhadores dependentes da travessia.

A ligação entre Setúbal e Tróia é considerada estratégica para a mobilidade regional, turismo e acesso à península de Tróia.

Nos últimos anos, a concessão tem sido alvo de debate político relacionado com tarifas, duração contratual, concorrência e obrigações de serviço público.

Governo já admitiu discutir modelo tarifário

Em outubro de 2025, o secretário de Estado das Infraestruturas afirmou no Parlamento que o Governo pretendia discutir os preços dos bilhetes com a Atlantic Ferries, numa altura em que se aproxima o fim do atual período de concessão.

A resolução agora aprovada reforça o debate político e regulatório em torno do atual modelo de concessão da travessia fluvial do Sado e da eventual revisão das condições de exploração do serviço.

Mais notícias

Três projetos do Alentejo e Ribatejo recebem apoio do Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal vai apoiar dez novos projetos turísticos nas regiões do Norte,...

Odemira: Governo investe 2,8 ME para desassorear Rio Mira

O Rio Mira, que atravessa o concelho de Odemira, no distrito de Beja, vai...

Borba e Vila Viçosa poderão ter nova ligação rodoviária e zona da derrocada poderá voltar à exploração

Borba e Vila Viçosa poderão vir a ter uma nova ligação rodoviária para contornar...

Pedreiras críticas na Zona dos Mármores podem exigir até 45M€: Governo diz que questão “não é financeira” (c/fotos)

As intervenções necessárias nas pedreiras em situação crítica de Estremoz, Borba e Vila Viçosa...

Parlamento recomenda estudo para alargar Dia da Defesa Nacional e criar modelos de serviço militar voluntário

A Assembleia da República recomendou ao Governo que estude o alargamento do Dia da...

Zona dos mármores tem 55 pedreiras críticas: Governo diz que não vai “pura e simplesmente soterrá-las” (c/fotos)

A zona dos mármores do Alentejo tem 55 pedreiras identificadas em situação crítica, revelou...

Presidente da ULS do Alto Alentejo critica iniciativa do PS, mas reconhece constrangimentos nas urgências

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo,...

Ministra do Ambiente diz que novo Rossio de São Brás vai ajudar Évora a adaptar-se ao calor

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou, esta terça-feira, em...

Posto da GNR em Castro Verde vai ter obras de reabilitação de quase 1,2 M€

O ministro da Administração Interna, Luís Neves, garantiu hoje que as obras de reabilitação...