InícioÚltimasASAE retira do mercado...

ASAE retira do mercado 6000 queijos contaminados no concelho de Borba

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 6.000 queijos de ovelha curados, produzidos com leite cru, na sequência da deteção de Escherichia coli STEC e Salmonella spp. em amostras recolhidas numa queijaria do concelho de Borba.

A operação foi conduzida pela Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional XI (Évora), através da Brigada Especializada de Indústrias, e teve como objetivo assegurar meios de prova e garantir a segurança dos consumidores. A intervenção decorreu na sequência de análises laboratoriais efetuadas no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, no âmbito do Plano Nacional de Colheita de Amostras.

Além da apreensão dos 6.000 queijos, incluindo os lotes contaminados destinados à destruição, foram ainda apreendidos cautelarmente outros lotes para análise laboratorial. Foi igualmente instaurado um processo-crime por suspeita de comercialização de géneros alimentícios avariados.

A ASAE sublinha que «mantém o seu compromisso de atuar com rigor e determinação, em todo o território nacional, em prol da saúde dos consumidores e da sã concorrência entre operadores económicos».

Mais notícias

Câmara de Borba oferece cadernos de atividades aos alunos do ensino básico no ano letivo 2026/2027

A Câmara Municipal de Borba vai oferecer os cadernos de atividades a todos os...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...

UNITATE vai criar cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa “onde se toma café, mas também se pertence”

A Fundação UNITATE vai criar dois cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa, num...

Borba: Colisão entre carro e carrinha na N4 provoca um ferido

Uma colisão entre um ligeiro de passageiros e um ligeiro de mercadorias teve lugar...

Rúben Soure assume chefia da ASAE em Évora

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) nomeou Rúben Emanuel Jorge Soure para...

Borba envolve 43 jovens no programa “Juventude em Movimento” durante o verão

A Câmara Municipal de Borba iniciou a edição de 2026 do programa “Juventude em...

Incêndio entre Borba e Terrugem (Elvas) mobiliza mais de meia centena de operacionais

Um incêndio deflagrou esta segunda-feira, dia 29 de junho, entre Terrugem (Elvas) e Borba. Segundo...

Borba celebra o caracol com três dias de gastronomia e música

A cidade de Borba recebe, entre os dias 3 e 5 de julho, mais...

In Vino Borba estreia-se para afirmar o concelho como referência do vinho e do enoturismo (c/fotos)

O Município de Borba deu início, esta sexta-feira, à primeira edição do “In Vino...