As tribos alimentares

Mais do que um capricho ditado por modas que vão surgindo ao longo do tempo, a alimentação é parte essencial de quem somos, já que o que comemos é o factor que mais influencia a nossa saúde. É por isso que hoje em dia, e tendo acesso a tantos alimentos diversificados, é extremamente importante saber comer, ou seja, saber escolher os alimentos de forma adequada às nossas necessidades. O que acontece muitas vezes, é que devido ao ritmo acelerado da rotina do dia-a-dia, as pessoas optam por comidas rápidas altamente processadas, ricas em açucares, gorduras e extremamente pobres em nutrientes.

No entanto, ao mesmo tempo que a comida processada ocupa grande parte das prateleiras dos supermercados, as diferentes tribos alimentares vão ganhando mais força. As comunidades online dedicadas a cada estilo alimentar têm cada vez mais adeptos porque há um interesse e uma preocupação crescente pela alimentação, especialmente pela alimentação saudável. Nunca houve um momento em que o que comemos dissesse tanto sobre quem somos, sobre o nosso ponto de vista ecológico e ético como agora.

A tendência de dietas milagrosas tem, felizmente, vindo a ser substituída pela nutrição inteligente cujo objectivo não é apenas a perda de peso. Mais do que a necessidade de perder algum peso, existe uma urgência crescente em adoptar um estilo de vida saudável de forma permanente. É por isso, extremamente importante dar a conhecer todas as tribos, colocando à sua disposição toda a informação e conteúdo para que as possa conhecer e decidir se alguma delas se coaduna com o modo de vida que pretende adoptar.

As tribos estão maioritariamente assentes numa alimentação plant-based, onde se privilegia os vegetais e alimentos naturais que têm um poder transformador nos nossos níveis de energia, saúde e bem-estar.

Sem mais demoras, apresentamos agora as diferentes tribos!

Food tribemediterranean (mediterrânica): proveniente dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo ou que por ele sejam influenciados, começou a ser descrito nos anos 50 e 60 do Século XX, e tem um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo! Consiste no consumo elevado de alimentos de origem vegetal, produtos frescos, de pescado o que implica menos consumo de carnes vermelhas e tem como principal fonte de bebida a água. 

Food tribe paleo:  é o termo usado para descrever alimentação feita à base de proteína animal, vegetais e frutas. livres de glúten e sem lacticínios. Este modelo é inspirado nos hábitos alimentares do paleolítico, com alimentos sempre frescos, livres de glúten e sem lacticínios. Desta forma, as escolhas devem recair em alimentos que tenham sido a base da alimentação dos caçadores e recolectores. Pelo que deve escolher alimentos repletos de nutrientes e o mais natural possíveis. 

Food tribeketo ou ketogenic (cetogênica): esta tribo consiste em reduzir o consumo de hidratos de carbono e substituí-lo por gorduras. Essa redução de hidratos coloca o corpo num estado metabólico de ketosis (cetose). A cetose é um processo metabólico em que quando o corpo não possui glicose suficiente para obter energia, queima as gorduras armazenadas. Deste modo, quando diminuímos a ingestão de hidratos, o corpo recorre às reservas de gordura para continuar a funcionar. 

Food tribe vegetarian (vegetariana): consumo alimentar que utiliza predominantemente produtos de origem vegetal. Exclui carne, aves, peixe e marisco da sua dieta. Porém, existem diferentes tipos de vegetarianismo e alguns também incluem laticínios e ovos. 

Ainda dentro da tribo vegetariana existem 4 subgrupos principais: as tribos vegan, pescitarian, lacto-vegatarian e ovo-vegetarian.

Food tribevegan: esta pode ser considerada uma forma mais restrita de vegetarianismo. Para além de um estilo alimentar, é sobretudo um estilo de vida, que procura excluir formas de exploração e crueldade animal. Desta forma, não utiliza nenhum produto de origem animal, incluindo produtos de higiene, cosmética, vestuário, medicinas, entre outros. Além de não consumirem nenhum tipo de carne, eliminam todos os alimentos de origem animal da sua dieta, incluindo leite, mel e ovos.

Food tribelacto-vegetarian (lacto-vegetariana):  é o termo usado para descrever um vegetariano que come laticínios. Esta dieta inclui todos os alimentos à base de plantas, incluindo frutas, legumes, grãos e feijões, mas também produtos lácteos, como leite, queijo, manteiga, queijo de cabra, leite de cabra e quaisquer outros produtos feitos a partir desses alimentos.

Food tribepescatarian (pescetariana): é o termo usado para descrever um vegetariano que come peixe. Esta dieta inclui todos os alimentos à base de plantas, incluindo frutas, legumes, grãos e feijões, mas também peixe ou marisco, como salmão, atum, camarão, amêijoas, caranguejo e lagosta. 

Food tribe Ovo-vegetarian (ovo-vegetariana): é o termo usado para descrever um vegetariano que come ovos. Esta dieta inclui todos os alimentos à base de plantas, incluindo frutas, legumes, grãos e feijões, mas também ovos ou produtos que contenham ovos, como claras de ovo, maionese, noodles de ovos e alguns produtos panados.

Agora que já apresentámos as diferentes tribos, queremos enfatizar a importância da adoção de uma alimentação saudável que supra todas as suas necessidades. Existem inúmeros estudos científicos que demonstram o poder transformador da alimentação à base de vegetais e alimentos naturais nos níveis de energia, saúde e bem-estar. Na Clevermeals colocamos a nutrição e a tecnologia ao seu dispor, para que através dos nossos conselhos, dicas e receitas o possamos ajudar na adoção de um estilo de vida saudável, ético e amigo do planeta!