InícioAlentejoAlto AlentejoArronches volta a ser...

Arronches volta a ser palco da cultura emergente portuguesa entre 7 e 9 de agosto

Arronches volta a receber o Festival de Arronches, que regressa para a sua 3.ª edição nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2026, com três dias dedicados à música emergente portuguesa, literatura lusófona, artes visuais, workshops e mercado artesanal.

De acordo com a informação divulgada, a programação do festival é composta exclusivamente por projetos portugueses e será distribuída por vários espaços do concelho, como a Praça de Touros, o Convento de Nossa Senhora da Luz, a Praça da República, o Jardim do Fosso e a Praça da Igreja de Esperança.

Apresentação oficial marcada para 31 de janeiro

A apresentação oficial desta edição está agendada para o dia 31 de janeiro de 2026, às 16h, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches. A sessão prevê a divulgação das primeiras novidades da edição de 2026 e o lançamento oficial dos bilhetes.

O momento será ainda acompanhado por uma exposição com trabalhos do artista Vasco Mota e dos Urban Sketchers Portugal, baseada em experiências registadas durante a edição anterior. A iniciativa termina com um Porto de Honra e é aberta ao público.

Festival aposta em programação cultural diversificada

O festival integra várias áreas artísticas, incluindo música, artes visuais e literatura, além de oficinas e mercado artesanal, com o objetivo de descentralizar a oferta cultural e criar impacto local.

Na edição anterior, segundo o comunicado, o evento contou com 12 concertos e 8 workshops, além de mercado e exposição. Para 2026, a organização aponta uma ambição de aumentar a dimensão da programação.

Impacto económico e crescimento do interesse artístico

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, refere que o festival tem impacto cultural e económico no concelho, destacando o aumento da participação e a procura pelos workshops.

«O festival é sempre uma mais-valia. Não só em termos culturais – o festival não é só música e o feedback dos workshops tem sido fantástico, com inscrições lotadas no último ano – mas também a nível económico. O município trabalha para que haja economia no concelho e, nesse aspeto, tem sido uma ajuda», afirma o autarca.

A organização refere ainda que, em 2025, foram recebidas 640 candidaturas de projetos para integrar o cartaz, um aumento face às 300 candidaturas registadas na 2.ª edição.

Bilhete inclui campismo e descontos em parceiros locais

Segundo a informação divulgada, o bilhete do festival inclui acesso a campismo gratuito e descontos em parceiros locais, incluindo restauração, alojamento e merchandising, com o objetivo de contribuir para o dinamismo económico do concelho durante os dias do evento.

Mais notícias

Évora: Apresentada no sábado performance “O narrador”

A performance “O narrador”, do dramaturgo e ator Diogo Liberano, vai ser apresentada, no...

João Barradas leva o acordeão a um palco sobre as águas no Alentejo

Entre formações rochosas, vegetação ribeirinha e as águas da Ribeira de Terges, o Pego...

Borba junta avós e netos em dois dias de atividades a 25 e 26 de julho

Borba recebe, nos dias 25 e 26 de julho, a iniciativa “Avós e Netos...

Museu Berardo Estremoz celebra 6.º aniversário com entrada gratuita e atividades para famílias

O Museu Berardo Estremoz celebra, no próximo sábado, 25 de julho, o seu sexto...

Arronches recebe encontro sobre o papel do porco na gastronomia alentejana

Arronches recebe, na próxima segunda-feira, 27 de julho, o encontro “O Porco: Tradição, Sabor...

Vicente Besugo: Centro assinala 46 anos da morte e reforça preservação da obra

O Centro de Estudos e Experimentação Artística Vicente Besugo (CEEAVB) assinalou, esta segunda-feira, 20...

Avis: Feira Franca entre sexta-feira e domingo

Os músicos Richie Campbell, HMB, Badoxa, Os Quatro e Meia e Luís Trigacheiro são...

Academia de Verão junta jovens de três países e apresenta musical Mamma Mia! em Portel

A terceira edição da Academia de Música e Artes de Verão termina em Portel...

Batalha de Ourique celebrada em Castro Verde e Ourique

O 887.º aniversário da Batalha de Ourique vai ser celebrado, no próximo sábado, com...