InícioÚltimasArrendamento: Há 34 famílias...

Arrendamento: Há 34 famílias interessadas por cada casa anunciada

Apesar do aumento de 16,2% no preço das rendas em Portugal no último ano, os anúncios de casas para arrendar no idealista receberam, em média, 34 contactos no primeiro trimestre de 2024 antes de serem retirados.

No entanto, comparativamente ao mesmo período de 2023, o número de contactos por anúncio diminuiu 33%, quando recebiam, em média, 51 contactos, segundo uma análise de dados realizada pelo idealista.

Segundo Ruben Marques, porta-voz do idealista, “estes números revelam que a pressão de contactos por anúncio de casas para arrendar continua a ser elevada apesar de ter diminuído no primeiro trimestre do ano. O que não indica que haja menos famílias a procurar casa para arrendar, mas sim que há mais imóveis disponíveis no mercado, como já tínhamos referido anteriormente, indicando que a oferta de imóveis no mercado de arrendamento aumentou 55% em 2023. No entanto, os preços continuam elevados e fora do alcance da maioria dos portugueses.

A cidade portuguesa onde os anúncios receberam mais contactos no primeiro trimestre, foi Leiria com a média de 48 contactos, seguida por Portalegre (45), Santarém (43), Setúbal (41), Faro (40), Évora (36), Braga (35), Bragança (34), Lisboa (33) e Coimbra (30). Com uma média de menos de 30 contactos por anúncio, encontram-se as cidades de Viseu (29), Vila Real (29), Castelo Branco (28), Aveiro (28) e Viana do Castelo (26). As cidades que menos contactos receberam, em média, foram Beja (17), Guarda (20), Funchal (23), Ponta Delgada (25) e Porto (25).

A média de contactos por anúncio no primeiro trimestre, diminuiu em 12 capitais de distrito nos últimos doze meses. Beja foi a cidade onde média de contactos mais desceu, com menos 51% de contactos recebidos. Seguem-se Lisboa (-43%), Aveiro (-40%), Guarda (-39%), Coimbra (-34%), Porto (-34%), Bragança (-28%), Santarém (-28%), Braga (-18%), Setúbal (-12%), Ponta Delgada (-5%) e Castelo Branco (-5%),

Por outro lado, os anúncios de casas para arrendar em Portalegre receberam, em média, mais 78% de contactos. Seguem-se Vila Real (mais 31% de contactos), Funchal (29%), Faro (21%), Évora (14%), Viseu (7%), Viana do Castelo (6%) e Leiria (5%).

Mais notícias

Projeto europeu quer acelerar transformação digital das empresas do Alentejo

As pequenas e médias empresas do Alentejo vão ser abrangidas por um novo projeto...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Villa Extramuros encerrou em Arraiolos e vai dar lugar a habitação

A Villa Extramuros, unidade de turismo em espaço rural situada em Arraiolos, encerrou definitivamente...

Start Campus admite criar “mini-aldeia” temporária em Sines para alojar trabalhadores

A Start Campus admite criar uma “mini-aldeia” temporária em Sines, com alojamento e serviços,...

Investidor ligado à CALB avança com empreendimento de 53M€ em Vila Nova de Santo André

Um investidor internacional, identificado pelo Jornal de Negócios como sendo a empresa chinesa CALB,...

Alentejo 2030 com 1,6ME para proteger e valorizar património natural

O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertas candidaturas a um concurso, até 31 de...

ACM reserva terreno na ZILS para instalar refinaria de antimónio em Sines

A futura refinaria de antimónio da ACM – Alchemy & Critical Metals, Lda., prevista...

Engexpor assume gestão da construção da fábrica de baterias da CALB em Sines

A Engexpor vai assumir a gestão de construção, supervisão e coordenação de segurança e...

Start Campus admite impacto no data center de Sines devido a litígio entre EDP e Governo

A Start Campus admite que o Sines Data Center Campus possa vir a ser...