Os preços das casas para arrendar no Alentejo aumentaram 10,2% nos últimos 12 meses, a segunda maior subida entre as regiões portuguesas, contrariando a tendência nacional de descida das rendas. Os dados constam do mais recente índice de preços do idealista, divulgado esta quinta-feira.
Enquanto, em termos nacionais, os preços das casas para arrendar registaram uma descida anual de 2,4% em junho, o Alentejo seguiu uma trajetória oposta, assumindo-se como uma das regiões onde o mercado do arrendamento mais valorizou durante o último ano.
Segundo o relatório do idealista, apenas a Região Autónoma da Madeira apresentou um crescimento superior, com uma subida de 10,3%, seguida do Alentejo (10,2%) e dos Açores (5,1%). Em sentido contrário, verificaram-se reduções no Norte (-6,4%), na Área Metropolitana de Lisboa (-1,3%) e no Algarve (-1,1%).
O estudo indica ainda que o preço mediano do arrendamento no Alentejo atingiu os 12,2 euros por metro quadrado, colocando a região como a quarta mais cara do país para arrendar casa, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa, Madeira e Algarve.
Évora continua acima dos 12 euros por metro quadrado
Ao nível das capitais de distrito, Évora registou uma subida anual de 6,8%, alcançando um preço mediano de 12,7 euros por metro quadrado, mantendo-se entre as cidades mais caras do país para arrendamento.
Já entre os distritos, Évora apresentou uma valorização de 7,3%, enquanto Portalegre registou um aumento de 5,6% e Beja de 2,3%.
Apesar da subida, Portalegre continua a ser um dos distritos mais económicos de Portugal para arrendar casa, com um preço mediano de 6,8 euros por metro quadrado, apenas acima da Guarda (6 euros/m²). Por sua vez, Beja apresenta um valor mediano de 10,3 euros por metro quadrado, enquanto Évora atinge os 12,1 euros por metro quadrado.
País regista cinco meses consecutivos de descida das rendas
Em contraste com a evolução no Alentejo, o mercado nacional do arrendamento mantém uma tendência de correção. Segundo o idealista, junho marcou o quinto mês consecutivo de descida anual das rendas, depois de reduções de 1,9% em janeiro, 1,4% em fevereiro, 1,2% em março, 2,7% em abril e 2,9% em maio.
No final de junho, arrendar casa em Portugal tinha um custo mediano de 16,3 euros por metro quadrado, abaixo do máximo histórico de 17 euros por metro quadrado, registado em outubro de 2025.
O índice de preços imobiliários do idealista baseia-se nos preços de oferta publicados na plataforma, considerando a mediana dos anúncios válidos e excluindo valores considerados atípicos ou fora de mercado.




















