Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
Pub

Arqueólogos descobrem estrutura pré-histórica no concelho de Reguengos de Monsaraz

- Publicidade -
- Publicidade -

Foi identificada “uma estrutura única na Pré-História da Península Ibérica”, em escavações arqueológicas no complexo dos Perdigões, no distrito Évora, segundo revelou a empresa Era-Arqueologia à Agência Lusa.

O arqueólogo responsável, António Valera, disse tratar-se de “de uma construção monumental em madeira, de que restam as fundações, de planta circular e com mais de 20 metros de diâmetro”, em declarações à Lusa.

Acrescentou que esta construção “seria composta por vários círculos concêntricos de paliçadas e alinhamentos de grandes postes ou troncos de madeira, a qual foi já exposta em cerca de um terço da sua planta”.

Trata-se de “uma construção de carácter cerimonial”, um tipo de estrutura apenas conhecido na Europa Central e nas Ilhas Britânicas, de acordo com o arqueólogo responsável, com as designações como ‘Woodhenge’, “versões em madeira de Stonehenge”, ou ‘Timber Circles’ (círculos de madeira).

Contudo, “esta é a primeira a ser identificada na Península Ibérica, estando datada entre 2800-2600 antes de Cristo (a.C.), ou seja, será anterior à construção em pedra de Stonehenge [em Inglaterra], para a qual se tem avançado uma cronologia em torno a 2500 a.C.”, destacou o arqueólogo.

A estrutura agora identificada localiza-se no centro do grande complexo de recintos de fossos dos Perdigões e “articula-se com a visibilidade sobre a paisagem megalítica que se estende entre o sítio e a elevação de Monsaraz, localizada a nascente, no horizonte”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

GNR apreendeu armas e constituiu arguidos indivíduos em Beja e Castro Verde

A Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento Territorial de Almodôvar, no dia 7 de dezembro, apreendeu armas e constituiu arguidos dois homens e duas...

Alentejo foi a única região onde não aumentou o número de estabelecimento com a valência de radiologia

Os exames de radiologia representaram a terceira maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2021, com um gasto de mais de...