Um edifício antigo situado no centro de Castelo de Vide (distrito de Portalegre) foi reabilitado e transformado numa área de acolhimento empresarial, denominada Space, num investimento municipal de cerca de 1,3 milhões de euros, foi hoje divulgado.
Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo de Vide explica que a inauguração oficial do espaço vai decorrer na sexta-feira, a partir das 12:00.
“O Space teve um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros e já permitiu instalar 11 empresas de tipologias variadas, a preços de arrendamento competitivos”, lê-se na nota.
O projeto, sublinha a autarquia, representa o “início de uma nova vida” para aquele antigo edifício, “popularmente conhecido por oficinas de Manuel Rodrigues”.
“A elevada importância desta reabilitação resulta na solução que foi encontrada para a recuperação de um edifício devoluto e que constituía um ‘ponto negro’ na paisagem urbana no centro desta vila histórica, bem como na criação de condições favoráveis para impulsionar a atividade empresarial no concelho”, acrescenta.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, considera que o espaço é fundamental para dotar a economia local de uma base produtiva mais ampla, proporcionando a “mobilização e concentração de potencial endógeno” para a atração de novos investimentos.
De acordo com o autarca, a área de acolhimento empresarial servirá também de estímulo à criação de emprego e à fixação de população no concelho.
Na cerimónia oficial de inauguração do Space está prevista, segundo a autarquia, a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.