InícioÚltimasArcebispo de Évora apreensivo...

Arcebispo de Évora apreensivo com envelhecimento populacional e despovoamento

O arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, manifestou hoje apreensão perante o “constante envelhecimento populacional” e o “crescente despovoamento” do território da arquidiocese, que abrange quatro distritos e mais de 255 mil habitantes.

Na sua mensagem de Natal, enviada hoje à agência Lusa, o arcebispo disse que, da auscultação que tem feito, regista “algumas interrogações que parecem assumir transversalmente as preocupações de muitos”.

No espaço territorial da arquidiocese, que chega aos 13.547 quilómetros quadrados, espalhados “por quatro distritos, 24 concelhos, nove cidades, dezenas de vilas e 158 paróquias e com mais de 255 mil habitantes”, existem “apreensões com o constante envelhecimento populacional e com o crescente despovoamento”, lê-se na mensagem.

Segundo Francisco Senra Coelho, estes fenómenos resultam “da migração das novas gerações originárias desta região alentejana e ribatejana e dos injustos desequilíbrios provindos de uma ineficaz política do ordenamento do território, desmotivadora do investimento e empreendedorismo, em alguns casos, capaz de provocar mesmo o desalento e a desistência”.

E existem igualmente “interrogações” sobre temas como “a integração dos imigrantes” e “como evoluirá o atual sucesso do ‘turismo’, tão importante para a atual sustentabilidade da região”, assinalou também o arcebispo, na sua mensagem natalícia.

Em termos internacionais, entre outros assuntos, Senra Coelho referiu-se “à fragilidade da paz e ao alastramento ameaçador da guerra, com dimensão global e com frequentes alusões ao recurso nuclear ou atómico”.

As alterações climáticas, as “grandes mutações populacionais, com os seus consequentes movimentos migratórios”, ou os “novos equilíbrios geoestratégicos e hegemónicos” são outros temas a merecer preocupação do prelado que está à frente da Arquidiocese de Évora, que abrangem concelhos neste distrito, mas também nos de Portalegre, Setúbal e Santarém.

Senra Coelho deixou ainda uma mensagem de esperança para aqueles que “mais sofrem: os sós, os presidiários, os desprotegidos, os discriminados, os frágeis, os doentes, os dependentes e acima de tudo os desistentes e derrubados da vida”.

“Todos merecemos e precisamos que haja Natal de verdade, porém demos prioridade às crianças e adolescentes. Não lhes leguemos a caricatura pobre e deformada de um Natal meramente consumista e mercantilista”, desejou ainda.

Mais notícias

ULS do Alentejo Central cria três núcleos de enfermeiros especialistas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) avançou com a criação de...

IPMA atualiza magnitude e intensidade do sismo registado esta madrugada perto de Évora

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou para 3,7 a magnitude...

Évora: Apresentada no sábado performance “O narrador”

A performance “O narrador”, do dramaturgo e ator Diogo Liberano, vai ser apresentada, no...

Sismo de magnitude 3,6 com epicentro a sul-sudeste de Évora

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi registado durante a madrugada...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Câmara de Évora formaliza gestão da Casa das Sementes para futuro espaço cultural

O Município de Évora formalizou, esta terça-feira, 21 de julho, a transferência de competências...

Universidade de Évora reúne especialistas de três países para debater violência e dignidade humana

A Universidade de Évora promove, até esta quarta-feira, 22 de julho, o Seminário Internacional...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...