Apresentado em Campo Maior Centro de Inteligência Competitiva, um investimento de mais de 990 mil euros

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que o projecto de construção de um Centro de Inteligência Competitiva em Campo Maior vai aumentar o valor do Interior e demonstrar que é possível inverter o círculo vicioso de perda de população.

“Vem mostrar que há pessoas de grande valor nestes territórios, que o Interior é inteligente e que consegue, com alguns ingredientes, sonhar e contrariar o que tem sido este círculo vicioso dos territórios do interior, que se traduz sistematicamente na perda de população e no abandono destes territórios”, referiu na apresentação do projecto.

 O Centro de Inteligência Competitiva prevê um investimento superior a 991 mil euros e é promovido pela autarquia em parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, a Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre.

 O projecto é centrado na valorização do conhecimento, pelos dados, e a sua transferência para a actividade económica e empresarial dos sectores e fileiras dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das empresas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.

 A obra é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Fonte: Ministério da Coesão Territorial