O Governo abriu um novo apoio financeiro, no valor global de 12,1 milhões de euros, destinado à aquisição de máquinas e equipamentos para gestão florestal e prevenção de incêndios rurais. O aviso foi lançado pelo Ministério da Agricultura e Mar, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no âmbito do “Programa MAIS Floresta: Reforço de Capacidade de Atuação”.
De acordo com o comunicado, o programa tem como objetivos «contribuir para o aumento e melhoria da gestão florestal e redução do risco de incêndio rural», apoiando micro, pequenas e médias empresas com atividade no setor, em particular na área da silvicultura.
O comunicado refere ainda que o MAIS Floresta é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma dotação total de 12,1 milhões de euros, destinada à aquisição de máquinas de gestão florestal e redução da carga de combustível.
Apoio destina-se a PME do setor florestal em Portugal continental
Podem candidatar-se ao programa micro, pequenas e médias empresas de Portugal continental com atividade na área da silvicultura e outras atividades florestais, exploração florestal e serviços de apoio à silvicultura e à exploração florestal.
Segundo o comunicado, «o apoio assume a forma de subvenção não reembolsável, até ao montante máximo de 150 mil euros por candidatura aprovada», sendo permitida «uma candidatura por PME».
Equipamentos elegíveis incluem tratores e máquinas telecomandadas
O apoio pode financiar investimentos em equipamentos de várias tipologias, incluindo «equipamentos mecânicos para gestão de combustível (alfaias)», «tratores para operações florestais», «máquinas telecomandadas para gestão de combustível» e «máquinas para trituração de ramos e galhos», indica o comunicado.
O objetivo, segundo a mesma informação, passa por reforçar a capacidade de intervenção das entidades responsáveis pela gestão da carga de combustível, contribuindo para melhorar as condições de trabalho dos agentes do setor florestal.
Candidaturas decorrem entre 2 de fevereiro e 15 de março de 2026
O prazo para apresentação de candidaturas começa a 2 de fevereiro e termina às 18:00 de 15 de março de 2026, ou até esgotar a dotação disponível.
As candidaturas devem ser submetidas através do Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF, disponível em fau.icnf.pt, conforme indicado no comunicado.

















