Segunda-feira, Outubro 3, 2022
Pub

Apoio ao setor do mel reforçado com cerca de 2 M€ através do Programa Apícola Nacional

- Publicidade -
- Publicidade -

A portaria que estabelece as regras para o Programa Apícola Nacional (PAN), relativo ao triénio 2021-2022, com um reforço de cerca de dois milhões de euros, foi publicada em Diário da República, anunciou o Ministério da Agricultura.

Em comunicado, o ministério refere que as “organizações de produtores (OP) reconhecidas no setor do mel, as associações e cooperativas de apicultores, as uniões, federações ou confederações das entidades com atividade apícola, veem, deste modo, um adicional de financiamento assegurado até 31 de dezembro de 2022″.

O diploma integra várias medidas “com vista a melhorar as condições de produção e comercialização dos produtos apícolas, com destaque para o apoio técnico aos apicultores e organizações de apicultores; para a luta contra os agressores e as doenças das colmeias, em particular a varroose; a racionalização da transumância; o repovoamento do efetivo apícola; o acompanhamento do mercado e a melhoria da qualidade dos produtos com vista a valorizá-los no mercado“, segundo a mesma fonte.

O ministério liderado por Maria do Céu Antunes recorda que o apoio a este setor será integrado no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), a partir de 01 janeiro 2023.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Alentejo: Maioria das albufeiras terminou setembro com disponibilidades hídricas inferiores a 30%

Trinta e duas das 58 albufeiras monitorizadas tinham, no final de setembro, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, enquanto três apresentavam valores...

NACEX com novo centro logístico em Évora

A NACEX, empresa de transporte urgente da Logista, reforçou a sua rede na região do Alentejo com a mudança para novas instalações em Évora. Esta...