Apenas 4 municípios alentejanos se candidataram à Bandeira Verde ECOXXI

O Galardão Bandeira Verde ECOXXI acontece no dia 16 de dezembro de 2020, em formato digital, em https://videos.sapo.pt/abae .

A sessão de abertura contará com a presença de Inês Costa, Secretária de Estado do Ambiente e Jorge Botelho, Secretário de Estado Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local.

Durante o evento serão apresentados os resultados das candidaturas, bem como os 56 municípios galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI 2020.

Em 2020 foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do país (continente e ilhas), sendo 14 delas de novos municípios, face ao ano passado, na rede ECOXXI: Alandroal, Amarante, Beja, Braga, Caminha, Campo Maior, Freixo de Espada a Cinta, Mira, Oeiras, Ourém, Sintra, Torres Novas, Trofa e Vila do Porto.

Relativamente ao Alentejo apenas 4 municípios apresentaram candidatura ao Galardão Bandeira Verde ECOXXI, nomeadamente os municípios de Alandroal, Avis, Beja, Campo Maior.

O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 – ano zero – pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos  de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020 o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar. São ainda considerados outros temas como: A Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão; Ordenamento do Território; Conservação da Natureza ; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável.

 O Programa ECOXXI integra desde este ano o conceito agregador “BANDEIRA VERDE”, desenvolvido em conjunto com a MEO, que visa reconhecer e divulgar as boas práticas de sustentabilidade dos territórios.