O músico e compositor António Chainho estreou um novo espetáculo este sábado, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, numa retrospetiva de carreira que antecipa o seu derradeiro álbum, “O Abraço da Guitarra”.
Tratou-se de um “uma retrospetiva da sua carreira” e onde homenageou “aqueles que foram os meus professores através da rádio, nomeadamente os grandes guitarristas, [como] Armandinho, José Nunes, Jaime Santos, Francisco Carvalhinho, Domingos Camarinha”.
Neste espetáculo em Reguengos de Monsaraz, António Chainho foi acompanhado pelos músicos Ciro Bertini (baixo acústico), Miguel Silva (viola) e pelo quarteto de cordas Naked Lunch, constituído pelos músicos Francisco Ramos, Fernando Sá (violinos), João Paulo Gaspar (viola d’arco) e Tiago Rosa (violoncelo).
O espetáculo no palco alentejano antecipou o próximo álbum do guitarrista, “O Abraço da Guitarra”, a publicar neste primeiro trimestre.
Em declarações a’ODigital.pt, a presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, disse que com este espetáculo era “o regresso da grande cultura a Reguengos de Reguengos de Monsaraz, pois, tivemos a oportunidade de assistir a um espetáculo absolutamente maravilhoso do Mestre António Chainho, que fez ontem 85 anos e fez questão de iniciar a sua digressão aqui em Reguengos de Monsaraz”.
Marta Prates afirmou que “foi um momento absolutamente deslumbrante, eu estava a ouvir o concerto e durante todas as músicas surgiu-me sempre a palavra genial, é um génio.”
“Deixar aqui a nota de que não foi uma organização apenas da Câmara Municipal, mas também da CARMIM, ou seja, foi uma parceria em conjunto que funcionou muito bem e que esperamos que venha a ter mais desenvolvimentos daqui para a frente”, frisou a autarca.
A edil concluiu referindo que “é uma vontade nossa que a cultura com muita qualidade volte a Reguengos de Monsaraz e nesse sentido já anunciámos que vai haver teatro com o Teatro Nacional Dona Maria II, vamos ter também o regresso do cinema, portanto é o regresso da cultura a Reguengos de Monsaraz.“
Fique de seguida com as imagens do concerto, numa reportagem de Hugo Calado:



























