InícioEducaçãoÂngela Lemos reeleita presidente...

Ângela Lemos reeleita presidente do Politécnico de Setúbal

Ângela Lemos foi reeleita presidente do Politécnico de Setúbal e lidera a instituição no mandato 2026-2030.

Ângela Lemos foi reeleita presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para o mandato 2026–2030, após decisão do Conselho Geral da instituição, que optou pela continuidade do projeto estratégico iniciado no anterior quadriénio.

A candidatura apresentada pela atual dirigente foi desenvolvida sob o lema “Construir o futuro, com coesão e compromisso”, programa que prevê consolidar projetos em curso e reforçar o papel do IPS no desenvolvimento regional.

Conselho Geral destacou continuidade do projeto institucional

O programa apresentado inclui um balanço do mandato 2022–2026, período em que a instituição refere ter alcançado 83% dos objetivos estratégicos definidos.

Entre os principais resultados apontados está a obtenção do resultado máximo na acreditação institucional atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), bem como a criação e acreditação de unidades de investigação reconhecidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Durante este período foi também reforçado o investimento em infraestruturas, com a construção do novo edifício da Escola Superior de Saúde e de novas residências de estudantes no Barreiro e em Sines, além da remodelação e ampliação da residência existente em Setúbal.

Novo mandato inclui escola em Sines e reforço da internacionalização

Para o novo mandato, Ângela Lemos pretende consolidar os projetos estruturantes em curso e avançar com a implementação da Escola Superior de Sustentabilidade, Indústria e Tecnologias Digitais, prevista para Sines.

O plano estratégico prevê ainda a valorização dos recursos humanos, o reforço da internacionalização e a criação de programas de doutoramento, objetivos que procuram afirmar o Politécnico de Setúbal como instituição de referência no ensino superior politécnico.

Percurso académico e institucional

Doutorada em Educação, com especialização em Formação de Adultos pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Ângela Lemos é docente da Escola Superior de Educação do IPS desde 1998.

Ao longo da carreira desempenhou várias funções de gestão na instituição, incluindo o cargo de vice-presidente para os Assuntos Académicos, Inovação Pedagógica e Comunicação entre 2018 e 2022.

A eleição foi realizada pelo Conselho Geral do IPS, órgão composto por 29 membros e presidido por Rui Marques, responsável pela escolha do presidente da instituição para mandatos de quatro anos.

Mais notícias

Politécnico de Portalegre atribui bolsas para cursos de ciências agrárias

O Politécnico de Portalegre vai atribuir bolsas de incentivo ao mérito a estudantes que...

Universidade de Évora reúne especialistas de três países para debater violência e dignidade humana

A Universidade de Évora promove, até esta quarta-feira, 22 de julho, o Seminário Internacional...

Borba junta avós e netos em dois dias de atividades a 25 e 26 de julho

Borba recebe, nos dias 25 e 26 de julho, a iniciativa “Avós e Netos...

Santa Casa de Borba leva pintainhos à escola para “formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro”

A Creche e Jardim de Infância D. Ana Angélica Silveira, da Santa Casa da...

Anuário Estatístico de Portugal revela agravamento do risco de pobreza no Alentejo apesar da descida do desemprego

O Alentejo foi uma das três regiões do país onde o risco de pobreza...

Universidade de Évora reforça cooperação com a China na conservação do património por mais cinco anos (c/fotos)

A Universidade de Évora vai reforçar por mais cinco anos a cooperação científica com...

Universidade de Évora recebe encontro do Laboratório Conjunto China-Portugal para a conservação do património

A Universidade de Évora recebe, no dia 8 de julho, um encontro entre as...

Professor da Universidade de Évora eleito Fellow da Linnean Society of London

Miguel Bastos Araújo, professor catedrático da Universidade de Évora e investigador coordenador no Museo...

Novos diretores das Escolas Superiores do IPBeja tomam posse para mandato de quatro anos

Os novos diretores das quatro Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tomaram...