A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), vai construir uma Central de Valorização Orgânica (CVO) dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente.
De acordo com a informação disponibilizada, a nova instalação, cuja empreitada já foi adjudicada e obteve agora o visto do Tribunal de Contas, ficará localizada em Vila Ruiva/Cuba, e conta com um investimento total que ascende a 8,5 milões de euros.
Segundo a AMCAL, “este projeto insere-se num vasto conjunto de investimentos que têm sido desenvolvidos pela AMCAL e pelos seus municípios associados, permitindo dotar este sistema de uma solução de tratamento de biorresíduos com uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, dos quais resultarão cerca de 2 500 toneladas de composto de alta qualidade disponível para diferentes usos na região.”
Esta unidade irá receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, cuja obrigatoriedade está prevista até 31 de dezembro de 2023. O arranque da nova instalação irá acontecer no 3º trimestre de 2023.














