Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcácer do sal iniciou hoje a atividade

SIV

A Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM -Instituto Nacional de Emergência Médica iniciou a sua atividade, esta quarta-feira, em Alcácer do Sal.

Esta viatura de socorre ficará centralizada no Serviço de Urgência Básica (SUB) daquela cidade do Litoral Alentejano.

O arranque da atividade da SIV de Alcácer do Sal aconteceu numa cerimónia organizada pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e o INEM, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Assim, o Litoral Alentejano passa a contar com mais um meio de emergência, a par com a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) sediada nos Hospital do Litoral Alentejano e a SIV sediada em Odemira, tendo como objetivo a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população, tais como manobras de reanimação.

De acordo com a informação disponibilizada, “ao nível dos recursos técnicos, este meio tem a carga de uma Ambulância de Emergência Médica, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das Ambulância de Suporte Imediato de Vida permite ainda a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais, possibilitando assim que o Médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a Unidade Hospitalar mais adequada.”

“Nesta primeira fase, até que sejam concluídas as obras de requalificação do Centro de Saúde de Alcácer do Sal, a SIV ficará instalada numa estrutura instalada junto ao SUB, passando para o interior do edifício logo que as obras estejam concluídas. Relembramos que o Centro de Saúde de Alcácer do Sal tem financiamento assegurado pelo PRR, o que permitirá requalificar e modernizar as atuais instalações”, indicou a ULSLA.