A inauguração da Feira dos Santos e Frutos Secos de Alvito contou com a presença de José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destacou o papel da região na preservação das suas tradições e no impulso económico através de eventos locais.
José Santos elogiou a «resistência do Alentejo em manter as suas tradições e em procurar mostrar o que de dinâmico e relevante o tecido económico e empresarial tem para oferecer».
Para o responsável pelo turismo regional, iniciativas como a Feira dos Santos contribuem para promover a economia e realçam a capacidade empreendedora das microempresas e produtores locais: «O turismo precisa de um tecido económico dinâmico e vivo, que não se resume apenas à hotelaria ou ao alojamento, mas inclui comunidades autênticas que promovem as suas tradições».
José Santos sublinhou o exemplo de Alvito, que, segundo ele, «não vive à sombra de Évora» e tem vindo a explorar a sua vocação turística, apostando em produtos diferenciadores. Santos anunciou ainda a realização do primeiro Festival de Turismo Literário do Alentejo em dezembro, no qual Alvito, através da obra do poeta Raul de Carvalho, terá um papel de destaque.
O presidente da entidade regional lembrou também outras iniciativas previstas, como o Alentejo Food Love Fest, um festival gastronómico programado para janeiro, e a presença do Alentejo como destino convidado na próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa.
José Santos expressou ainda o compromisso da Entidade Regional de Turismo em continuar a colaborar com os municípios da região para fortalecer o turismo local e atrair visitantes internacionais, proporcionando «uma proposta integrada de valor criativo e artístico».
Concluiu deixando uma mensagem de reconhecimento ao presidente da Câmara de Alvito, considerando-o um aliado nos bons resultados turísticos que a região tem apresentado, reforçando que «Alvito está bem e recomenda-se».