InícioÚltimasAlvito: “Casa da Palavra...

Alvito: “Casa da Palavra Raúl de Carvalho” avança com a «já adjudicada» renovação de antiga escola

A antiga escola Conde de Ferreira vai ser renovada e transformada na “Casa da Palavra Raúl de Carvalho”, num investimento de 310 mil euros.

Uma empreitada que «já está adjudicada» e que pretende deixar o espaço «o mais original possível, com pequenas alterações», segundo José Efigénio, presidente da Câmara Municipal.

Em declarações a’ODigital, a obra terá duas fases. Uma para as renovações, com a implementação de «uma rampa de acesso e casas de banho». Outra para instaurar efetivamente o espaço cultura.

De acordo com o autarca, «será um centro interpretativo do nosso poeta bastante conhecido», para além de que terá «todo o espólio» do poeta, atividades de leitura e salas de exposições.

José Efigénio confessou que é um projeto que vai estar integrado no Roteiro Literário do Alentejo e que prevê «no próximo ano» a obra esteja concluída e «disponível para a nossa população e para quem nos visita».

Para além disso, estas novas instalações preveem também a criação de salas para o arquivo histórico do município e do próprio poeta: «Vamos também aproveitar a parte de trás da escola».

«Não todo o nosso arquivo histórico, que é muito, mas ter parte do nosso arquivo também lá arquivado», acrescentou ainda.

Uma obra que será «toda seguida», ou seja, sem intervalos entre as duas fases e que deverá iniciar brevemente: «Está nas mãos da empresa».

A empreitada perfila-se assim como «importante» para o concelho, já que «é uma escola que está abandonada há muitos anos e que foi a forma que encontrámos de a poder renovar».

«Terá toda a dignidade com este com este propósito», concluiu o autarca.

Mais notícias

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Governo lança em outubro apoio de 1M€ para serviços educativos dos museus

O Governo vai lançar uma linha de financiamento para a criação ou melhoria de...

FRAJAL promove visitas às associações juvenis do Alentejo para reforçar participação cívica e valores europeus

A Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL) está a desenvolver o projeto...

ASAE suspende 183 estabelecimentos em operação nacional de fiscalização à restauração

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de 183 estabelecimentos...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

Festas de Alvito decorrem de 31 de julho a 2 de agosto com música, largadas e brunch alentejano

As Festas de Alvito realizam-se entre 31 de julho e 2 de agosto, no...

Redondo abre escavação arqueológica no Freixo e promove visita à Anta da Vidigueira

O Município de Redondo vai assinalar o Dia Internacional da Arqueologia, a 24 de...

Feira do Chocalho 2026 leva Fernando Daniel, Carrilhão LVSITANVS e Em Casa D’Amália a Alcáçovas

A Feira do Chocalho regressa a Alcáçovas entre os dias 24 e 26 de...

Delfins sobem ao palco este sábado na Feira Anual de Vila Nova da Baronia

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia prossegue este sábado, 18 de julho,...