Alugar uma autocaravana? A portuguesa Indie Campers já tem o selo “Clean & Safe”

Como já noticiamos, a partir desta segunda-feira vão poder reabrir parques de campismo e caravanismo, bem como as estações de serviço para autocaravanas.

Uma das empresas pronta a funcionar é a portuguesa Indie Campers, empresa líder no aluguer de autocaravanas a nível europeu, estando a preparar a retoma de actividades operacionais para as próximas semanas, em linha com o levantamento progressivo de restrições a nível nacional e europeu, adoptando novas medidas rigorosas de higiene e segurança. Reafirmando tais medidas, a empresa foi reconhecida com o selo “Estabelecimento Clean&Safe” – uma iniciativa do Turismo de Portugal – que é atribuído a empresas do sector do Turismo que cumpram com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para limitar a propagação do novo coronavírus.

Desde o início de Março, a Indie Campers adoptou progressivamente uma nova Política de Segurança e Limpeza Profunda, entre a qual se encontra a implementação de um sistema eficiente de check-in online com o objectivo de minimizar contacto humano no processo de levantamento e entrega do veículo, bem como a disponibilização de desinfectantes anti-bactérias em todos os armazéns e a obrigatoriedade de manutenção de uma distância mínima de 2 metros entre staff e clientes. As medidas estão a ser aplicadas em todos os mais de 40 armazéns da empresa em toda a Europa.

Relativamente à limpeza profunda, a empresa adoptou uma política que consiste em três fases, de forma a minimizar o risco de contaminação: Limpeza Profunda, Limpeza Geral e Limpeza de Extras.

Fase 1: Limpeza Profunda. É realizada uma limpeza profunda com detergente desinfectante nos veículos para que o vírus não possa ser transmitido entre viajantes. É dada uma atenção especial a todas as superfícies que entram em contacto frequente com os passageiros, tais como puxadores das portas, interruptores de luz e volante. O staff utiliza roupas de limpeza completas, incluindo máscara, luvas, viseiras e fato de corpo inteiro.

Fase 2: Limpeza Geral. Após o veículo ter sido completamente desinfectado, sucede o processo de limpeza geral, que cobre todo o veículo – por dentro e por fora.

Fase 3: Limpeza de Extras. A Política de Limpeza Profunda e Segurança também se aplica aos extras. Mesas, cadeiras, pranchas de surf e todos os extras são desinfectados e limpos antes de serem arrumados no veículo para a viagem seguinte. Os extras disponibilizados pela empresa terão uma fita envolvente – atestando o processo de desinfecção – que o cliente terá que remover quando pretender utilizá-los, uma solução similar à utilizada historicamente por cadeias hoteleiras à escala global.

Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers, analisa o cenário actual. “A adopção destas medidas vai ao encontro dos requisitos que acreditamos que cada vez mais se tornarão indispensáveis para a esmagadora maioria dos viajantes à escala global. Numa altura em que o autocaravanismo tenderá felizmente a assumir-se cada vez mais como a opção mais segura e flexível de fazer turismo, em Portugal e em toda a Europa, queremos liderar o movimento através da definição e implementação de medidas fortíssimas e totalmente transparentes de higiene, limpeza e segurança.”