Domingo, Maio 19, 2024

Altice Labs é para manter “dentro de portas” 

- Pub -

A presidente executiva da Altice Portugal, Ana Figueiredo, afirmou ontem que a Altice Labs é um “ativo estratégico” do grupo, deixando entender que a venda da empresa não é uma opção para já.

“Aquilo que é ativo estratégico para o grupo Altice nós mantemos dentro de portas. Consideramos que a inovação é um dos nossos pilares estratégicos e uma alavanca de crescimento”, disse a gestora, em declarações à margem das comemorações do 7.º aniversário da Altice Labs, em Aveiro.

No discurso de abertura, Ana Figueiredo destacou a aposta da empresa na investigação e desenvolvimento, adiantando que nos últimos cinco anos foram investidos mais de 360 milhões de euros nesta área e no último ano cerca de 80 milhões de euros.

A gestora referiu que este investimento reflete-se na aposta da empresa em patentear “aquilo que de bom se faz” na Altice Labs, afirmando que esta é “uma das entidades que maior número de projetos tem reconhecidos no radar de inovação europeu”.

A responsável pela Altice Portugal assumiu ainda a ambição de até 2030 duplicar o numero de patentes, passando das 50 patentes submetidas, para 100.

Ana Figueiredo referiu que 85% das tecnologias construídas na empresa com sede em Aveiro são para exportação e apenas 15% dedicadas à operadora MEO, adiantando que, hoje em dia, a Altice Labs exporta os seus produtos para mais de 60 países, que totalizam mais de 300 milhões de pessoas.

Na mesma ocasião, o diretor geral da Altice Labs, Alcino Lavrador, disse que a empresa registou um crescimento médio nas receitas de 28%, entre 2015 e 2022, sendo que de 2021 para 2022 o aumento foi de 45%.

Alcino Lavrador referiu ainda que no final de 2022 havia 28,8 milhões de casas que tinham tecnologia de fibra ótica desenvolvida pela Altice Labs e 10 milhões de ‘routers’ produzidos.

A Altice Labs, atualmente centro de inovação, investigação e desenvolvimento do grupo Altice, sucedeu à PT Inovação e “herda uma história iniciada em 1950”, com a aposta no desenvolvimento das centrais telefónicas analógicas automáticas.

De acordo com a empresa, “este foi um marco que desde essa altura marcou o DNA e continua na essência da empresa, o de Saber & Fazer verdadeiro fator diferenciador face a outros Centros de I&D”.

Na Altice Labs trabalham mais de 700 profissionais altamente qualificados na investigação e desenvolvimento de soluções avançadas nas telecomunicações e tecnologias.

“Além de Centro de Inovação do Grupo Altice, é também uma referência no mercado global com produtos e soluções utilizadas em 60 países, nos cinco continentes, beneficiando mais de 300 milhões de pessoas”, segundo a informação disponível.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Bola de fogo ilumina céu do Alentejo na noite deste sábado

São muitos os relatos do avistamento de uma bola de fogo que iluminou os céus de Portugal, ao final...