A Câmara de Alter do Chão (Portalegre) está a promover um concurso internacional que irá premiar as melhores ideias de negócio no setor do cavalo, para que possam ser criados postos de trabalho, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado enviado à agência Lusa, é indicado que o concurso ‘Horse Business Ideas’ vai decorrer até ao dia 08 de maio, estando em disputa prémios que “variam entre os 500 e os cinco mil euros”.
Esta iniciativa está inserida no projeto ‘Horse Economic Forum’, que o município está a desenvolver e que deverá também decorrer naquela vila alentejana em maio.
Este evento tem como objetivo discutir o cavalo e prevê-se que seja apresentado na altura um estudo sobre o impacto económico do setor em Portugal.
Em relação ao concurso, um júri vai “avaliar os projetos submetidos de acordo com critérios de inovação e criatividade, potencial de diferenciação, viabilidade e sustentabilidade, e potencial de impacto económico” e que contribuam para a criação de postos de trabalho.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Alter do Chão, Francisco Miranda, refere que o objetivo do ‘Horse Business Ideas’ é “inspirar o empreendedorismo” e identificar jovens com capacidades inovadoras e com “novas ideias de negócio”, capazes de desenvolver um plano de negócios no ecossistema equino.
As candidaturas podem ser submetidas na página de Internet do ‘Horse Economic Forum’ até ao dia 08 de maio e a seleção do júri irá privilegiar projetos de negócio inovadores, que revelem capacidade empreendedora e contribuam para criar postos de trabalho.
No documento é recordado que o ‘Horse Economic Fórum’ é um “projeto único em Portugal e na Europa”, que integra um conjunto de iniciativas, que envolvem vários parceiros nacionais e internacionais.
“A sua missão é desenvolver e promover a economia do cavalo, contribuindo para a promoção internacional de Alter do Chão enquanto centro global de referência para a economia do cavalo”, pode ler-se no comunicado.
Um dos motivos que leva a organização a promover este fórum é o facto de estar sediana naquele concelho alentejano a Coudelaria de Alter do Chão, fundada em 1748, por D. João V, e que desenvolve trabalhos de seleção e melhoramento de cavalos Lusitanos.
A coudelaria, gerida pela Companhia das Lezírias, possui uma unidade clínica dotada com todos os meios para o acompanhamento e tratamento médico dos animais, acolhendo, nas suas instalações, entre outras valências, o Laboratório de Genética Molecular.