InícioAlentejoAlentejo CentralAlojamento, saúde mental e...

Alojamento, saúde mental e RJIES marcam entrevista Pres. da Ass. Académica da Universidade de Évora

A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Ana Beatriz Calado, defende o reforço do alojamento estudantil, da ação social e da participação dos estudantes nos órgãos da instituição, numa entrevista ao podcast “Factos e Conversas”, do Jornal ODigital.pt.

A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Ana Beatriz Calado, defende o reforço do alojamento estudantil, da ação social e da participação dos estudantes nos órgãos da instituição, numa entrevista ao podcast “Factos e Conversas”, do Jornal ODigital.pt.

Na conversa, disponível em vídeo nas plataformas digitais do jornal, a dirigente estudantil faz um balanço de 2025 e aponta as prioridades para 2026, num contexto marcado pela revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), pelas dificuldades no acesso à habitação e pelo aumento das preocupações com a saúde mental.

Alojamento: 525 camas para cerca de 10 mil estudantes

O alojamento estudantil é identificado como um dos principais desafios na cidade de Évora. A presidente da AAUE recorda que o número de camas disponíveis nas residências universitárias se mantém inalterado há vários anos.

«Nós há muitos anos que já temos as 525 camas», afirma, defendendo a construção de uma nova residência. «Nós devíamos ter uma residência de pelo menos 1000 camas.»

Apesar de reconhecer que existem residências em reabilitação, sublinha que a ausência de novas camas limita a resposta às necessidades dos estudantes. «Quando existe reabilitação significa que as condições vão melhorar. Mas também temos um grande problema, que é não termos edifícios novos e não termos camas novas.»

A dirigente refere ainda o impacto do custo de vida. «Hoje em dia em Évora não temos quartos a menos de 300 euros», aponta, associando esta realidade às dificuldades de permanência no ensino superior.

Saúde mental e reforço da ação social

A saúde mental dos estudantes surge como outro dos temas centrais. Ana Beatriz Calado considera positiva a criação do cheque-psicólogo, mas defende reforço de recursos humanos.

«Temos muito poucos psicólogos para o número de estudantes que temos no ensino superior», afirma.

Sobre os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora, deixa uma nota de reconhecimento. «Fazem com pouco, muito», diz, salientando o trabalho desenvolvido no apoio aos estudantes, nomeadamente nas áreas do alojamento e acompanhamento social.

Revisão do RJIES e participação dos estudantes

A entrevista aborda igualmente o processo de revisão do RJIES, no qual o movimento estudantil foi ouvido na Assembleia da República.

Entre as propostas defendidas, a presidente da AAUE destaca a necessidade de maior participação dos estudantes na eleição do reitor e nos órgãos da universidade. «Achamos que todos têm que poder votar para a figura máxima das instituições de ensino superior.»

Sublinha ainda a importância de garantir a intervenção das associações académicas na escolha do provedor do estudante.

Desporto universitário e reformulação das festividades

O desporto universitário é identificado como uma das bandeiras da associação, numa altura em que o número de atletas tem diminuído. A dirigente admite a necessidade de reforçar condições e equipamentos.

Relativamente às festividades académicas, reconhece a necessidade de adaptação. «Tem que haver uma reestruturação dos próprios eventos para que também se adaptem à realidade dos dias de hoje», refere, apontando para uma análise interna à Queima das Fitas.

Ano marcado por eleições na Reitoria

A presidente da AAUE recorda ainda que 2026 será ano de eleições para a Reitoria da Universidade de Évora, considerando o momento determinante para o rumo da instituição.

No final da entrevista, deixa uma mensagem aos estudantes: «Ser estudante do ensino superior tem que ser sempre uma missão feliz.»

A entrevista completa com Ana Beatriz Calado pode ser acompanhada de seguida:

Mais notícias

ULS do Alentejo Central cria três núcleos de enfermeiros especialistas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) avançou com a criação de...

IPMA atualiza magnitude e intensidade do sismo registado esta madrugada perto de Évora

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou para 3,7 a magnitude...

Évora: Apresentada no sábado performance “O narrador”

A performance “O narrador”, do dramaturgo e ator Diogo Liberano, vai ser apresentada, no...

Sismo de magnitude 3,6 com epicentro a sul-sudeste de Évora

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi registado durante a madrugada...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Câmara de Évora formaliza gestão da Casa das Sementes para futuro espaço cultural

O Município de Évora formalizou, esta terça-feira, 21 de julho, a transferência de competências...

Universidade de Évora reúne especialistas de três países para debater violência e dignidade humana

A Universidade de Évora promove, até esta quarta-feira, 22 de julho, o Seminário Internacional...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...