Terça-feira, Agosto 16, 2022
Pub
Pub

Almodôvar: Câmara e NERBE lançam projeto para promover a competividade dos produtos locais

- Publicidade -
- Publicidade -

“Saberes e Sabores Tradicionais – Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro” é o projeto promovido pelo Município de Almodôvar em parceria com o NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral.

De acordo com a informação disponibilizada, este projeto pretende promover a competitividade dos produtos locais e qualificar as PME’S da região, assegurando as especificidades e autenticidade dos seus produtos e potenciando a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados.

Este projeto vai trabalhar com as PME da região em torno de um conjunto de produtos de base local selecionados pelas suas particularidades produtivas e pela sua ainda fraca implementação no mercado, a saber, a Água Mel, o Medronho (fruto em fresco e aguardente), o Queijo de Cabra (fresco e curado), o Bolo Chibo e as Costas Alentejanas.

Com o executar do projeto prevê-se o mapeamento das empresas e produtos, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação.

Como refere António Bota, Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, todas as ações do “Saberes e Sabores Tradicionais” pretendem “ajudar os empresários e produtores locais a tornarem-se mais competitivos no mercado, pugnando para que algumas das tradições portuguesas ligadas à nossa gastronomia e confeitaria não se percam, já que, na maior parte dos casos, são receitas locais que passam de pais para filhos, mas que fazem parte do património cultural e gastronómico do Alentejo, do nosso país, e que importa proteger e acompanhar, além de promover a competitividade de micro e pequenas empresas”, refere António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Mulher de 28 anos é vítima mortal de colisão no concelho de Grândola

Uma mulher, de 28 anos, é a vítima mortal da colisão rodoviária de dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional...

Um morto e dois feridos graves em colisão na EN261 no concelho de Grândola

Uma pessoa morreu e outras duas sofreram ferimentos graves numa colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional 261...