InícioCulturaAljustrel: Festa do vinho...

Aljustrel: Festa do vinho da talha regressa a Ervidel com três dias de celebração

A aldeia de Ervidel, no concelho de Aljustrel, volta a receber, entre os dias 21 e 23 de novembro, a Vin&Cultura, evento que celebra o vinho da talha, a cultura e o património local. Esta será a 23.ª edição do certame, organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, dos produtores locais e do movimento associativo.

Tradição e cultura no centro do evento

O programa volta a destacar a Rota das Adegas, que percorre as ruas da aldeia e convida o público a conhecer as adegas tradicionais, descritas como verdadeiras «catedrais» do vinho da talha. A iniciativa será acompanhada por momentos de cante alentejano, animação musical e atividades no Espaço dos Saberes e dos Sabores e na Adega Coletiva.

Música e animação durante três dias

Na sexta-feira, dia 21, a partir das 20:30, a animação chega às adegas com Luís Simenta (Adega do Varrasquinho), Moços da Viola Campaniça (Adega do Chico Lopes) e Nuno Maurício (Adega do Lobo). Às 22:00, o Mercado do Povo recebe a “Noite Jovem” com os Fora de Tempo e DJ Guedes.

No sábado, dia 22, a abertura oficial decorre às 15:00, junto ao Espaço dos Saberes e dos Sabores. O dia inclui atuações de grupos corais, a Rota das Adegas e espetáculos na Adega Coletiva, com Moços da Talha (17:30), O Cruzeiro (19:00), 4.ª Série (21:00), NEIM – Tour XX anos (23:00) e DJ RMG.

No domingo, dia 23, prossegue a programação com novas passagens pela Rota das Adegas e o Espaço dos Saberes e dos Sabores. O encerramento será marcado por atuações de Os Fora de Tempo (18:00), All Cante – Modas e Cante (19:00), Nova Aurora (20:30) e Los Colchoneros (22:00).

Enoturismo e identidade local

A Vin&Cultura afirma-se como uma das principais iniciativas de promoção do vinho da talha e da cultura alentejana. O evento reforça o papel de Ervidel como território onde se preservam tradições ligadas à produção artesanal de vinho, à partilha e ao convívio comunitário.

Mais notícias

Há um hotel na Comporta onde a arte conta histórias da região

No coração da Comporta, há um hotel que não quer ser apenas ponto de...

Calor: Câmara de Aljustrel disponibiliza locais climatizados para apoio à população

A Câmara de Aljustrel, distrito de Beja, disponibilizou vários locais climatizados, espalhados pelas cinco...

Vinhos do Alentejo conquistam medalhas em concurso internacional vencido por Portugal

Portugal venceu o 24.º Concurso Enológico Internacional Città del Vino, realizado em Pramaggiore, Itália,...

ENOTUR Talks debatem em Évora comercialização e canais de venda no enoturismo

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo promove, no dia 3 de julho, em...

Sobe para 15 o número de detidos em operação da GNR em Aljustrel e Ferreira do Alentejo

Subiu para 15 o número de detidos no âmbito da operação da Guarda Nacional...

Sines afirma-se como destino pioneiro no enoturismo subaquático

Sines voltou a receber o Subaquatic Wine Tourism Experience, iniciativa dedicada ao enoturismo subaquático...

Fuga de cloro gás em ETA no concelho de Aljustrel faz um ferido ligeiro

Um funcionário da empresa Águas Públicas do Alentejo sofreu hoje ferimentos ligeiros na sequência...

Beja recebe nova edição do Sun7 by CPCB a 2 de julho com vinhos, gastronomia e música ao vivo

O Sun7 by Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) regressa no próximo dia...

In Vino Borba estreia-se para afirmar o concelho como referência do vinho e do enoturismo (c/fotos)

O Município de Borba deu início, esta sexta-feira, à primeira edição do “In Vino...