A cidade do Porto será palco de um evento dedicado aos fundos europeus, promovendo a proximidade entre a sociedade e estes mecanismos de apoio ao desenvolvimento.
De 10 a 12 de dezembro, a Alfândega do Porto recebe a 1ª Mostra de Fundos Europeus, organizada pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030. Aberta ao público, esta iniciativa pretende destacar o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento económico, social e territorial do país.
O evento contará com diversas atividades, incluindo o Balcão Portugal 2030, onde os visitantes poderão obter informações sobre apoios e candidaturas disponíveis, stands de projetos financiados, sessões de pitch para divulgação de iniciativas inovadoras, mesas-redondas, seminários, e momentos de networking e animação.
Segundo Cláudia Joaquim, Presidente da AD&C, «o objetivo é tornar os fundos europeus mais acessíveis e próximos do cidadão, promovendo o diálogo entre as entidades do ecossistema dos Fundos Europeus, empresas, decisores políticos e a sociedade civil».
Um dos momentos centrais será o seminário internacional intitulado “A Governação Multinível e as Políticas de Coesão: Aliança de Futuro?”, no dia 11 de dezembro. Este seminário reunirá académicos, gestores públicos e especialistas internacionais para discutir o futuro da Política de Coesão e os desafios da governação multinível na Europa.
Além disso, o programa inclui mesas-redondas sobre temas como:
- Cooperação e Desenvolvimento Regional: Turismo e Património (10 de dezembro);
- A Inteligência Artificial no Portugal 2030 (11 de dezembro);
- Estratégias de comunicação para os fundos europeus (12 de dezembro).
Entre os participantes estarão o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, o Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, e autarcas como José Ribau Esteves e Ricardo Rio. Representantes internacionais, incluindo peritos da Comissão Europeia, da OCDE e da Presidência rotativa da UE, também marcarão presença.