Alentejo ‘ganha’ Vinhas Velhas e Centenárias e alarga Vinho de Talha a toda a região

CVRA cria novas categorias para vinhas antigas e permite certificar Vinho de Talha em todo o Alentejo, valorizando o património vitivinícola.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) criou as novas denominações “Vinhas Velhas” e “Vinhas Centenárias” e alargou a possibilidade de certificação do Vinho de Talha a toda a região do Alentejo, anunciou aquela entidade.

Segundo a CVRA, em comunicado, as novas medidas foram aprovadas por unanimidade em reunião do conselho geral do organismo e “contribuem para a proteção do património vitivinícola alentejano”.

“Com estas novas denominações, a CVRA pretende contribuir para a preservação de um património vitivinícola que atravessa gerações, reconhecendo o valor das vinhas mais antigas da região e reforçando a identidade dos Vinhos do Alentejo”, pode ler-se.

Além disso, continuou, “integram o Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo 2026-2031, que pretende aumentar o valor gerado pela fileira vitivinícola e reforçar o posicionamento dos Vinhos do Alentejo nos mercados nacional e internacional”.

Através das denominações “Vinhas Velhas” e “Vinhas Centenárias”, é estabelecido “um enquadramento específico para a valorização de vinhos provenientes de parcelas de vinha com características associadas à sua idade”.

A denominação “Vinhas Velhas”, precisou, aplica-se a vinhas com o mínimo de 35 anos, enquanto a denominação “Vinhas Centenárias” vai poder ser atribuída a vinhas com registo anterior a 1931.

Já no caso do alargamento da certificação do Vinho de Talha a todo o território alentejano, “a regulamentação agora aprovada resulta de um trabalho desenvolvido pela CVRA, nos seus grupos técnicos e auscultando enólogos, especialistas nesta tipologia de vinho, historiadores e outros profissionais do setor”.

“O trabalho permitiu definir, com rigor, os critérios associados ao método de produção e criar um novo enquadramento para a certificação desta tipologia em toda a região vitivinícola do Alentejo”, sublinhou.

De acordo com a mesma entidade, “a principal novidade passa pela possibilidade de certificação do Vinho de Talha produzido em qualquer uma das sub-regiões do Alentejo”.

“Ao alargar a certificação a toda a região, a CVRA reforça a proteção desta tradição, reconhecendo a diversidade de territórios onde o Vinho de Talha continua a ser produzido e criando condições para a sua afirmação enquanto produto diferenciador dos Vinhos do Alentejo”, argumentou.

A produção de Vinho de Talha mantém-se no Alentejo há mais de 2.000 anos, constituindo uma das expressões mais antigas da tradição da região, lembrou.

“O método distingue-se pela utilização de talhas de barro no processo de vinificação e constitui um dos elementos mais característicos do património vitivinícola alentejano”, pode ler-se.

Ambas as medidas, segundo a CVRA, contribuem igualmente para “a estratégia de ‘premiumização’ dos Vinhos do Alentejo”.

“A produção de vinhos provenientes de vinhas antigas e de Vinho de Talha está associada, tradicionalmente, a menores rendimentos e a processos de produção mais exigentes, com impacto nos custos de produção”, disse.

O novo enquadramento permite, assim, “criar condições para a produção e comercialização de vinhos associados a características diferenciadoras e a um maior valor acrescentado”, afiançou a CVRA.

“O reconhecermos o valor das nossas vinhas mais antigas e ao definirmos, com rigor, o método de produção do Vinho de Talha, estamos a preservar um património único e a criar condições para o desenvolvimento de vinhos ‘premium’, reforçando a diferenciação, a competitividade e a criação de valor para os Vinhos do Alentejo”, vincou o presidente da CVRA, Luís Sequeira.

Mais notícias

Soraia Ramos atua este sábado no Festival Castro Mineiro em Castro Verde

Soraia Ramos sobe este sábado, 5 de setembro, ao palco principal do Festival Castro...

Vinhos do Alentejo têm novas regras: Conheça as alterações

As regras de produção e comercialização dos vinhos com Denominação de Origem (DO) «Alentejo»...

Tiago Macena é o primeiro Master of Wine português: Trabalhou numa adega de Amareleja

Tiago Macena tornou-se o primeiro português a alcançar o título de Master of Wine,...

Portugal junta em outubro ‘sommeliers’ de 70 mercados e quer vender em qualidade

Portugal vai juntar ‘sommeliers’ (ou escanções) de 72 geografias em outubro, com o objetivo...

Évora acolhe edição de 2026 do Summit GO4TRAVEL

Évora vai receber o Summit GO4TRAVEL 2026 entre os dias 13 e 15 de...

O restaurante alentejano que acaba de receber uma distinção nacional

O restaurante Flor D’Amendoeira – Wine & Flavour, localizado na Quinta da Amendoeira, em...

Wine Destination Portugal reúne em Beja produtores nacionais e compradores internacionais

O Wine Destination Portugal regressa ao Alentejo, entre 16 e 20 de novembro, para...

31 de julho entra no calendário como Dia Nacional da Vinha e do Vinho

Portugal assinala esta sexta-feira, pela primeira vez, o Dia Nacional da Vinha e do...

Comissão vitivinícola prevê mais produção de vinho e alta qualidade no Alentejo

A produção de vinho no Alentejo deverá aumentar este ano 20% face a 2025,...