O Alentejo contabilizou 2 449 empresas culturais e criativas em 2023, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística.
As estatísticas do INE revelam que, no conjunto do setor cultural e criativo, a região empregava 3 245 trabalhadores. O relatório segmenta a informação por NUTS II e associa o Alentejo a uma atividade empresarial que abrange áreas como design, artes do espetáculo, arquitetura, publicidade, edição ou artesanato.
O setor cultural no Alentejo registou um volume de negócios superior a 123 milhões de euros e contribuiu com 40,3 milhões de euros para o Valor Acrescentado Bruto. Os dados refletem a distribuição regional das empresas culturais portuguesas.
O documento evidencia ainda que estas empresas integram atividades de pequena e média dimensão, em linha com o panorama nacional.


















