Alentejo: Tapada do Chaves lança nova colheira da Reserva Tinto de 2015

Tapada do Chaves

Caso único no panorama alentejano, a Tapada do Chaves apresenta a sua colheita Reserva Tinto 2015 que evidencia características marcadamente clássicas da região de Portalegre, demonstrando a excelência do terroir único de uma das vinhas mais antigas do Alentejo.

“Produzido a partir das castas Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet, o Tapada do Chaves Reserva Tinto 2015 exibe cor granada concentrada e aroma fresco e intenso, do qual sobressaem os frutos silvestres, a compota e algumas notas de balsâmicos e de couro”, explicam os responsáveis da adega.

Ainda segundo os responsáveis, “na boca é muito suave e rico, com taninos elegantes e uma acidez muito equilibrada, dominando notas de frutos vermelhos, chocolate, esteva e um ligeiro fósforo mais mineral. Já o final é intenso e complexo, revelando a elevada persistência de fruta e volume.”

“Mediante uma vindima e seleção de bagos de uva manual e rigorosa, provenientes de vários talhões da Tapada situados entre os 350 e os 400 metros de altitude, o processo de vinificação prosseguiu com desengace total e maceração peculiar pré-fermentativa a frio, durante cinco dias. Posteriormente, verificou-se uma fermentação alcoólica, desenvolvida de forma natural com as leveduras indígenas da uva, realizada em depósito de aço inoxidável a temperatura controlada. Após a fermentação foi realizada uma maceração pós-fermentativa de trinta dias, precedendo o estágio de doze meses em barricas de carvalho português e francês, seguido de vinte e quatro meses em garrafa”, indicaram ainda os responsáveis.

“Considerando o ponto de vista climatológico do ano vitícola de 2015, este caracterizou-se por uma primavera com temperaturas amenas e um baixo nível de precipitação média, bem como um verão quente, embora com elevadas amplitudes térmicas entre o dia e a noite na região de Portalegre, o que permitiu uma maturação equilibrada e um nível qualitativo muito interessante no final do mês de setembro. Tal refletiu-se num ano de maior acidez e frescura no Alentejo, com vinhos tintos de grande riqueza aromática e elegância”, concluíram os responsáveis.

Provando um Tapada do Chaves à mesa, significa ter o melhor do que o Alentejo pode dar, a colheita Reserva Tinto 2015 combina a sua contemporaneidade com a excelência do trabalho artesanal e estará disponível em garrafeiras, restaurantes habituais e ainda na sua loja online.