Alentejo: Sobreiro com 250 anos é candidato a Árvore Europeia do Ano 2022

sobreira

O Alentejo volta a ter uma árvore candidata a ‘Árvore Europeia do ano 2022’, trata-se da ‘Sobreira Grande’ e está localizada no concelho de Arraiolos, no distrito de Évora.

No seguimento da apresentação pela Câmara Municipal de Arraiolos da candidatura da “Sobreira Grande” ao concurso de Árvore Europeia do Ano 2022, com o apoio da sua proprietária Dra. Maria Isabel Eusébio Pinto, é a mesma Finalista do concurso Árvore do Ano.

A votação para a árvore que irá representar Portugal no concurso europeu já começou as votações decorrem até 5 de Janeiro de 2022, sendo efetuadas através de voto eletrónico no seguinte site https://portugal.treeoftheyear.eu .

‘A Sobreira Grande’ trata-se de uma árvore da espécie Sobreiro, tem 250 anos, 12 metros de altura e o tronco tem 6.06 metros de diâmetro.

A árvore está localizada em Vale do Pereiro, no Concelho de Arraiolos, pelo seu porte alberga vida, desperta sentimentos e surpreende com o diâmetro da copa, mas também pela forma como é querida, estimada e conhecida pela comunidade em que no verão a sua sombra dá guarida a homens e animais, acolhendo a cocaria do rancho e é lugar para o acarro dos rebanhos.