InícioÚltimasAlentejo regista maior crescimento...

Alentejo regista maior crescimento de dormidas no 3.º trimestre de 2025

O Alentejo registou o maior aumento de dormidas no 3.º trimestre de 2025. A região apresentou também uma das menores dependências de mercados externos, segundo dados divulgados pelo INE.

Alentejo cresce 6,8% nas dormidas

O Alentejo foi a região com maior crescimento de dormidas entre julho e setembro de 2025. A região aumentou 6,8% face ao período homólogo, superando todas as restantes.

As dormidas de residentes no Alentejo subiram 7,3%. As dormidas de não residentes cresceram 5,7%.

A dependência dos mercados externos manteve-se baixa na região. Apenas 30,7% das dormidas no Alentejo foram realizadas por não residentes. Esta é uma das proporções mais reduzidas do país, apenas acima do Centro.

Espanha foi o principal mercado externo para o Alentejo

Os dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que Espanha foi o principal mercado estrangeiro para o Alentejo no trimestre. O mercado espanhol representou 20,8% das dormidas de não residentes na região.

Nos restantes mercados externos não se verificaram concentrações superiores a 15% no Alentejo.

Turismo nacional impulsiona resultados

No total do país, as dormidas cresceram 2,0% no trimestre. As dormidas de residentes aumentaram 5,5%. As dormidas de não residentes cresceram 0,3%.

O relatório indica que 88,1% do aumento total de dormidas no país foi gerado por residentes. Este movimento explica o desempenho do Alentejo, onde a procura interna representa mais de dois terços das dormidas.

Evolução dos proveitos no país

A nível nacional, os proveitos totais atingiram 2,7 mil milhões de euros. Os proveitos de aposento somaram 2,2 mil milhões de euros. Ambos cresceram 7,4% e 6,9%, respetivamente.

O rendimento por quarto disponível (RevPAR) nacional alcançou 106,5 euros. No Alentejo, este indicador registou uma subida de 7,3%.

Menor dependência externa no interior

A estrutura regional mostra contrastes significativos. Enquanto a Grande Lisboa e a Região Autónoma da Madeira registaram dependências superiores a 79% de hóspedes não residentes, o Alentejo situou-se nos 30,7%.

Esta diferença coloca o Alentejo como uma das regiões com maior peso da procura interna.

Contexto nacional e posição do Alentejo

O Algarve manteve-se como principal destino turístico, com 29,8% das dormidas do país. A Grande Lisboa e o Norte seguiram-se com 20,6% e 17,5%, respetivamente.

Apesar de representar uma quota menor, o Alentejo destacou-se pelo maior crescimento percentual e pela estabilidade resultante da forte procura nacional.

Mais notícias

Castelo de Noudar recebe noite de vinhos, gastronomia e observação do céu em Barrancos

O Castelo de Noudar, no concelho de Barrancos, recebe, no dia 18 de julho,...

Alentejo promove Évora 2027, vinhos e gastronomia em Nova Iorque

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) vai promover o destino em...

Turismo no Alentejo cresce acima da média nacional e regista uma das maiores subidas de dormidas em Portugal em 2025

O Alentejo foi uma das regiões do país que mais cresceu em número de...

Quinta da Asneira, em Montemor-o-Novo, integra rede Small Portuguese Hotels

A Quinta da Asneira, localizada em Montemor-o-Novo, passou a integrar a rede Small Portuguese...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...

Escola de Hotelaria de Portalegre recebeu delegação canadiana em programa de intercâmbio

Uma delegação do Canadá, composta por oito alunos e quatro formadores do NAIT –...

Parlamento manifesta pesar pela morte do antigo deputado do PS Francisco Fonenga

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo...

Da mudança de Macau à alopecia: Marta Correia estreia o VÄLIDO Talks no ODigital.pt

O Jornal ODigital.pt estreia esta semana uma nova parceria editorial com o podcast VÄLIDO...

Vila Viçosa vai testar audioguia com inteligência artificial para visitantes

Vila Viçosa vai integrar um projeto experimental de audioguias digitais com recurso a inteligência...