InícioAlentejoAlentejo reforça aposta no mercado alemão na feira ITB Berlim

Alentejo reforça aposta no mercado alemão na feira ITB Berlim

O mercado alemão foi o que registou maior crescimento no turismo do Alentejo em 2025, com aumento das dormidas e do número de hóspedes, segundo dados apresentados pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), no final da participação na ITB Berlim, uma das maiores feiras internacionais do setor.

Publicado em:

O mercado alemão foi o que registou maior crescimento no turismo do Alentejo em 2025, com aumento das dormidas e do número de hóspedes, segundo dados apresentados pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), no final da participação na ITB Berlim, uma das maiores feiras internacionais do setor.

De acordo com os dados do TravelBI, entre janeiro e dezembro de 2025, as dormidas de turistas residentes na Alemanha na região aumentaram 11,1% face a 2024. No mesmo período, o número de hóspedes provenientes daquele país registou um crescimento de 15,3%.

Presença do Alentejo na ITB Berlim

A participação da ARPTA na feira internacional de turismo ITB Berlim foi realizada em conjunto com empresas e grupos hoteleiros com operação no Alentejo.

A presença teve como objetivo promover o destino junto do mercado internacional e reforçar contactos com operadores turísticos, agentes de viagens e parceiros estratégicos. Durante o evento foram realizadas reuniões e ações de promoção dirigidas ao trade turístico.

O presidente da ARPTA sublinha a importância do mercado alemão para a região, afirmando que «o mercado alemão tem sido decisivo para a afirmação do Alentejo a nível internacional». Acrescenta que «em 2025 foi o que mais cresceu e isso mostra que estamos a responder ao perfil de quem procura autenticidade, natureza, cultura e gastronomia, com experiências diferenciadoras e sustentáveis».

Estratégia de promoção internacional

Segundo a agência, a participação na ITB Berlim constitui um momento relevante para consolidar relações comerciais e abrir oportunidades para empresas ligadas ao turismo na região.

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo é responsável pela promoção externa do destino nos mercados internacionais. A entidade trabalha em articulação com agentes públicos e privados com o objetivo de reforçar a notoriedade da região e atrair visitantes estrangeiros.

A estratégia de promoção do Alentejo assenta na valorização da oferta turística, incluindo natureza, cultura, gastronomia e património, procurando contribuir para o desenvolvimento económico e social da região através da atividade turística.

Artigos relacionados

Cinco percursos para descobrir o Alentejo ao ritmo do Cante

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT) apresentou um novo produto de promoção...

Comboio Literário leva leitores e autores ao Alentejo e esgota em horas

A viagem começa antes de chegar a Évora. No dia 9 de maio, dezenas...

Alto Alentejo quer organizar oferta turística em birdwatching: “Quem vem fazer fica vários dias” (c/fotos)

O Alto Alentejo tem condições para afirmar o birdwatching como produto turístico, mas a...

Rui Cruz lidera Comunidade Portuária de Sines e reforça articulação do setor logístico

A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) tem nova liderança. Rui Cruz, em...

“Já não há volta atrás”: Autarca Reguengos de Monsaraz reage ao avanço do bloco de rega

A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, considerou que o...

Município de Vidigueira abre concurso para Centro de Interpretação do Pão Alentejano

O Município de Vidigueira lançou um concurso público para a empreitada de ampliação e...

Bandidos do Cante e atividades gratuitas antes da Gala do Guia Repsol em Évora

Um concerto dos Bandidos do Cante e a recriação de um banquete real através...

Ourique: Los Romeros, Mickael Carreira e Jorge Guerreiro na Feira de Garvão

A vila de Garvão, no concelho de Ourique, recebe, de 8 a 10 de...

Turismo de Portugal abre candidaturas com quase duas mil vagas em escolas de hotelaria

As Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal abriram 1.945 vagas para...